Há quantos anos o Santos não se mostrava ser um visitante indigesto? Pois bem, em 2023, mesmo em uma campanha que o clube briga contra o rebaixamento, o Santos, especialmente após a chegada de Marcelo Fernandes, o Peixe está fazendo uma excelente campanha longe da Vila Belmiro. São cinco vitórias, sendo quatro nas últimas seis partidas disputadas.
Na briga contra o rebaixamento, a expectativa era a de que o fator torcida e Vila Belmiro fossem as grandes armas a favor do Peixe. De fato estão sendo, mas o que surpreendeu os santistas de modo geral foram as grandes atuações do time fora de casa. Nos últimos anos, jogar fora de casa era sinônimo de derrota para o Santos, inclusive em campanhas boas como em 2016 e 2017.
Nas últimas seis partidas fora de casa, segundo números divulgados pela SofaScore, o Santos conseguiu os seguintes feitos:
4 vitórias
1 empate
1 derrota
72.2% aproveitamento (!)
9 gols marcados
11 gols sofridos
14 grandes chances (!)
10 grandes chances cedidas
39.5% posse de bola
A única derrota do Santos fora de casa nas últimas seis partidas foi a goleada sofrida para o Internacional por 7 a 1, o que deixa esses números ainda mais impressionantes. Depois da goleada sofrida, o Santos precisou jogar três partidas fora de casa, venceu duas, uma contra o Flamengo inclusive, e empatou com o Corinthians em Itaquera.
Agora, faltando cinco rodadas para terminar o campeonato, a força da Vila Belmiro será fundamental, pois três dessas cinco partidas são dentro de casa. Mas um fato precisa ser colocado: Ser um visitante indigesto está salvando o Santos da sua primeira série B.
