Foram 14 contratações para a temporada de 2024. O Santos mudou seu elenco de forma radical e o futebol da equipe seguiu o mesmo caminho. O Peixe da atual temporada, até o momento, é uma equipe completamente diferente do que vinha sendo nos últimos três anos. Algumas dessas contratações que mudaram o Peixe de patamar já se esperava um bom rendimento, como o zagueiro Gil e o meia Giuliano. Porém, outros nomes geraram na torcida uma certa desconfiança, e um deles foi o venezuelano Otero.
Otero supera desconfiança da torcida, se adapta rapidamente ao Santos e se torna lider em participações de gols do time
Por
Postado em
Rómulo Otero, de 31 anos, ganhou certa notoriedade no futebol brasileiro depois de sua passagem no Atlético Mineiro, em 2016, onde o jogador realizou um bom campeonato brasileiro e copa do brasil, que o Galo chegou até a final da competição, perdendo para o Grêmio. Suas boas cobranças de faltas, a forma como ele batia na bola fez com que todo o Brasil observasse o seu futebol, porém, a qualidade do seu jogo foi caindo, Otero passou por Corinthians, Fortaleza, não conseguiu se firmar e foi parar o Aucas, da Venezuela, em 2023.
Quando Otero foi anunciado pelo Santos, o que se viu por boa parte da torcida Alvinegra, era uma certa desconfiança, já que faziam anos que o jogador não se destacava por um clube no cenário nacional. Porém, depois que a bola começou a rolar, Otero mostrou que pode contribuir bastante com a camisa Alvinegra Praiana. O meia venezuelano atuou em todos os oito jogos do Santos na temporada. Foram quatro partidas como titular e quatro vindo do banco, além disso, o jogador é o lider em participações de gols do Santos com dois gols marcados e duas assistências realizadas.
Segundo dados do SofaScore, Otero é o jogador do elenco santista que lidera vários rankins ofensivos. Veja abaixo:
1º em gols (2); 1º em assistências (2); 1º em participações em gols (4); 1º em passes decisivos (13); 1º em grandes chances criadas (3); 1º em cruzamentos certos (13); 1º em acerto no passe longo (86%).
Outra importante questão a ser observada, é o mapa de calor do jogador que vem atuando de forma mais aberta pelo lado direito, mas que tem a liberdade de cair mais para o meio, ajudando na armação. Além disso, é interessante observarmos a cor vermelha nos dois escanteios, ou seja, a sua importância na bola parada do time é fundamental para a execução do plano de Fabio Carille.
Os dois clássicos vencidos pelo Santos na temporada tiveram uma grande contribuição de Otero. Foi ele quem cruzou para o gol de João Schmidt na partida contra o Corinthians e, contra o São Paulo, foi Otero que sofreu a penalidade convertida por Morelos. Otero estará disponível para o próximo compromisso do Santos na temporads que será domingo (18), às 16 horas, em partida contra o Novorizontino, no estádio da Vila Belmiro.