Futebol Masculino

Verticalidade e pressão intensa: como joga o Red Bull Bragantino, adversário do Santos neste domingo

(Crédito: Raul Baretta/SantosFC)
Foto: Raul Baretta / Santos FC

Buscando a primeira colocação geral, o Santos enfrenta o Red Bull Bragantino neste domingo, às 18h (de Brasília), no Estádio Nabi Abi Chedid, em partida válida pela 11ª rodada da fase de grupos do Paulistão Sicredi.

Possuindo um dos trabalhos mais longevos da elite do futebol brasileiro (1 ano e 3 meses), a equipe comandada pelo português Pedro Caixinha demonstra padrões táticos muito claros, baseados em um jogo vertical, de intensidade e pressão ao adversário.

MAS COMO JOGA O MASSA BRUTA?

Estruturalmente, costuma se posicionar 4-2-3-1 ou 4-3-3. Configuração que se altera de acordo com o momento do jogo e a movimentação dos atletas.

A equipe tem variado sua saída de bola durante as partidas. Vezes construindo em 3, com o volante baixando entre os zagueiros, outras construindo em 2, com os zagueiros, tendo o volante dando opção de passe mais a frente.

Jadsom baixando entre os zagueiros para fazer a saída em 3 (Reprodução: CazéTV)

Saída em 2, com os zagueiros, tendo o volante como opção de passe mais a frente (Reprodução: CazéTV)

PROGRESSÃO COM PASSES E TABELAS CURTAS

O Braga se caracteriza por sua verticalidade e a construção do seu jogo com tabelas curtas e triangulações. Dessa forma, o jogador que está na base da jogada possui ao menos 3 opções para progredir, sendo elas: passe em profundidade, para o atleta que está mais próximo da última linha adversária; passe em amplitude, para o atleta que está mais aberto; e o passe entrelinhas, para o atleta que está entre as linhas de marcação adversária.

A partir disso, são encontrados mecanismos para desestabilizar o sistema defensivo adversário, tendo opções de tabelas no corredor central ou nos corredores laterais, possibilitando com que a bola chegue aos pontas em situação de 1vs1 no lado do campo.

SUPERIORIDADE NUMÉRICA E MOVIMENTAÇÕES NO ÚLTIMO TERÇO

Quando chega próximo a área adversária, a ideia do Bragantino é de ocupar o setor com muitos jogadores. Como a maioria dos times se defende numa linha de 4, o time de Caixinha costuma atacar com 5 jogadores.

Dessa forma, o Massa Bruta realiza suas dinâmicas de ataque através de trocas de posição, com jogadores se movimentando por dentro e por fora, triangulações, infiltrações e ataque ao espaço.

Triangulação no último terço (Reprodução: CazéTV)

A IMPORTÂNCIA DO CAMISA 9 (OU 19)

Velho conhecido do torcedor santista, Eduardo Sasha é um dos pilares ofensivos do Braga. O centroavante pouco fica na área e se movimenta por todo o setor do ataque e meio-campo para gerar superioridade numérica próximo a bola e causar espaços vazios que permitam infiltração de outros atletas.

Além disso, Sasha segue com boa presença de área e bons movimentos de desmarque para finalização. Em 2023 foi artilheiro do time com 16 gols e já possui 4 tentos anotados em 2024

MARCAÇÃO PRESSÃO

Defensivamente, a equipe se caracteriza por pressionar alto e intensamente seu rival, realizando uma marcação com encaixes individuais. Sendo assim, as opções de passes ficam limitadas e o adversário é obrigado a jogar para trás ou realizar um passe longo (chutão). Quando esses encaixes e as coberturas não funcionam, são cedidos espaços ao adversário, deixando a linha defensiva muito exposta. Falha que tem sido recorrente desde o ano passado.

Quando perde a posse, os jogadores do Braga realizam uma pressão pós-perda muito forte para poder recuperar a bola em poucos segundos e reiniciar seu ataque.

NÚMEROS DO BRAGA NO PAULISTÃO

10 partidas

5V 3E 2D

60% de aproveitamento

12 gols marcados (média de 1,2 gol marcados por partida)

1,9 grandes chances de gol por partida

14,3 finalizações por partida

3,9 finalizações no gol por partida

08 gols sofridos (média de 0,8 gol sofridos por partida)

03 partidas sem sofrer gols

(Fonte: Sofascore)

 

PONTO POSITIVO PARA O PEIXE 

Apesar da organização e dos padrões bem definidos, a equipe de Bragança iniciou o ano entre altos e baixos. Jogando em casa, na atual temporada, foram 6 partidas, conquistando apenas uma vitória, três empates e duas derrotas.

Diferente do Santos, que só está disputando o Campeonato Paulista, o Red Bull tem as atenções divididas com a pré-Libertadores, tendo jogo decisivo contra o Botafogo no meio da semana. Fatores, que em conjunto, podem ser determinantes e favoráveis ao time da Baixada Santista neste duelo.

 

 

1 Comment

1 Comment

  1. Vk

    3 de março de 2024 at 12:05

    Análise muito bem feita.

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo