Sem categoria

Experiência que faz a diferença: Gil se destaca e se torna uma liderança técnica do Santos

Foto: Raul Baretta / Santos FC

O Santos, depois de cinco anos, está na fase semifinal do paulistão. A classificação veio após o empate sem gols com a Portuguesa e vitória nos pênaltis. O avanço da equipe foi muito comemorado pela torcida e pelo treinador Fabio Carille, que falou em entrevista coletiva sobre o Peixe ter em campo um time formado há poucos meses.

Foram 14 contratações realizadas pelo Santos para todas as posições do campo. Alguns jogadores estão desempenhando, na maioria dos jogos, um futebol de qualidade, como Otero, João Schmidt e Diego Pituca, mas um nove discreto vem se tornando um dos grandes lideres técnicos da equipe, alinhando experiência com qualidade. Trata-se do zagueiro, de 36 anos, Gil.

O defensor que estava no rival Corinthians até a temporada passada, vem mostrando um futebol da mais alta qualidade e uma segurança para o sistema defensivo tão valorizado por Fasbio Carille que é de se aplaudir. Na noite de domingo, 17/03, Gil realizou um jogo praticamente impecável, principalmente no segundo tempo onde o lateral Felipe Jonatan estava claramente cansado en campo.

NÚMEROS DO JOGO CONTRA A LUSA

Nos números do SofaScore, Gil teve a segunda melhor nota (7.6), além de números que chamaram muito a atenção, principalmente em lances de contrução do zagueiro, como por exemplo, passes certos e lançamentos. Gil teve 92 ações com a bola (1º do jogo), além disso, foram 72/78 acerto no passe (92%) e 5/5 bolas longas certas (1º do jogo). Ou seja, números muito expressivos se tratando de um defensor.

Em termos de marcação, Gil também continuou se destacando. Foram 4 bolas recuperadas; 2 desarmes e 2 interceptações, além de dois cortes. Tudo isso em um único jogo. Seu companheiro de zaga, por exemplo, acabou saindo no meio do jogo para a entrada de Jair e Gil continuou se mantendo sobrio na partida.

Mesmo sendo zagueiro, o mapa de calor de Gil mostra uma maior concentração do defensor no meio. Foto: SofaScore

Gil chegou ao Santos por intermédio de Fabio Carille que enxergava no zagueiro um grande pilar para o seu sistema defensivo. Toda expectativa criada pelo comandante do Peixe vem, até o momento, se cumprindo. Para a partida que vale uma vaga na final do estadual, Gil será titular absoluto. O experiente defensor já conquistou o campeonato paulista em 2013, vencendo o Peixe na final, inclusive.

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo