Longe das finais nos últimos quatro anos, o Santos foi derrotado pelo Palmeiras no segundo jogo da final neste domingo, no Allianz Parque por 2 a 0. O Peixe tinha a vantagem de ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0 o que lhe dava a vantagem do empate, mas com o resultado, o Palmeiras ganha sua 5ª final seguida do Santos seguida.
A final do Paulistão 2024 reuniu os dois times de melhor campanha em toda competição. O Santos passou por profunda reformulação do elenco após o rebaixamento para a Série B. Em três meses de competição, o técnico Fábio Carille conseguiu montar o time e chegar às finais.
O jogo foi marcado pelas falhas individuais. No primeiro tempo, após falha de Felipe Jonatan e João Paulo, aconteceu o primeiro gol. Já no segundo tempo, após falha de Hayner, o Palmeiras ampliou e deu números finais à partida.
O JOGO
Desde o primeiro lance, ficou claro qual seria a tônica do jogo. O Palmeiras foi para o ataque, enquanto o Santos se posicionou nos contra-ataques. O primeiro lance de perigo foi do Santos, logo aos 5 minutos, após rápido contra-ataque, Pituca de fora da áreadei belo chute e obrigou o goleiro Weverton a fazer grande defesa. Aos 9, Gil em cima da linha salvou de cabeça, um belo chute de Maike.
Aos 29, o Palmeiras fez seu primeiro gol na partida. Após falha na marcação de Felipe Jonatan, João Paulo cometeu pênalti em Endrick, que foi confirmado no VAR e Rafael Veiga converteu a cobrança. O Santos ainda tentou equilibrar as ações no primeiro tempo e aos 44 Morelos teve a chance de empatar a partida, mas não conseguiu antecipar ao zagueiro Gustavo Gomez, na pequena área, após cruzamento de Otero.
Já no segundo tempo, os primeiros instantes da partida foram de muita intensidade. Logo aos 2 minutos, de falta, Otero obrigou o goleiro Weverton fazer grande certeza. No lance seguinte, Anibal Moreno no contra-ataque chutou por cima do gol de João Paulo. Na sequência, Guilherme em velocidade invadiu a área e chutou em cima do goleiro adversário, que fez grande defesa.
O Santos viu a situação complicar aos 21 minutos, quando Hayner perde a bola no meio-campo. Flaco Lopez recebe a bola, inverte para Piquerez que cruza e de cabeça, Flaco Lopes ajeita para Anibal Moreno ampliar o placar. Nos minutos finais, o técnico Fábio Carille colocou o time todo no ataque, mas não conseguiu converter em gols as oportunidades criadas.
Após perder o título paulista, o Santos deve focar suas atenções ao Campeonato Brasileiro da Série B, que vai participar pela primeira vez na sua história. A estreia será contra o Paysandu na Vila Belmiro, no dia 19 de abril.
Relacionado