Bastidores

Câmara de Santos faz Moção de Repúdio contra o América-MG em defesa do Fair Play e do Santos FC

Proponente é o Vereador Augusto Duarte (União Brasil), que como conselheiro chegou a pedir o impeachment de Andres Rueda

O polêmico lance que resultou no primeiro gol da vitória do América-MG sobre o Santos FC por 2 a 1 (ocorrida em 24 de maio), marcado pelo atacante Renato Marques, aos 14 minutos, logo após contusão séria do goleiro João Paulo continua rendendo discussões devido a falta de fair play do time mineiro no ocorrido. A reclamação agora alcança a esfera política. Em sessão na noite desta quinta-feira(13/06), a Câmara Municipal de Santos aprovou uma Moção de Repúdio contra o América Mineiro devido ao ocorrido. A propositura foi do Vereador Augusto Duarte (União Brasil) e contou com o apoio de mais 12 vereadores e foi aprovada por ampla maioria em plenário. Toda a discussão ocorreu devido ao lance do jogo quando o goleiro João Paulo recebeu um passe na grande área, foi pressionado por Renato Marques e dominou a bola com dificuldade. Antes de dar sequência na jogada, o santista sentiu o pé esquerdo e chamou o atendimento médico. Renato Marques ignorou a falta de condição do santista e abriu o placar do jogo.

Confira no link a Moção de Repúdio na íntegra Falta de Fair Play

Confira o lance da polêmica

Para o Vereador Augusto Duarte (União Brasil) o fair-play é um valor que deve estar sempre presente em todas as competições esportivas. “Ele é o guardião da ética e da moral, garantindo que a competição aconteça de forma justa e respeitosa” disse na Justificativa de sua Propositura.

Augusto Duarte salienta que incentivar o fair-play é essencial para a formação de seres humanos mais integros e honestos, que sabem respeitar as regras e as pessoas, mesmo quando não concordam com elas. “Hoje, o fair-play é mais importante do que o jogo. Diante desses fatores, repudiamos veementemente a postura do América-MG na ocasião do gol do jogador Renato contra o Santos, durante a lesão do goleiro João Paulo”.

Impeachment de Rueda
Augusto Duarte (- foto- União Brasil) é velho conhecido do torcedor santista. Foi conselheiro eleito do Santos Futebol Clube no triênio 2021-2023. Nesta oportunidade, em 19 de Julho de 2022, apresentou ao Conselho Deliberativo pedido de Impeachment de Andres Rueda e de José Carlos De Oliveira, conforme noticiado pelo Portal Meu Peixão neste link.

As razões do pedido de impeachment da dupla que em 2023 rebaixou o Santos FC foram:
– As constantes entrevistas de Rueda onde o mesmo afirma que o clube está quebrado, afastando investidores,
– Fala dele no próprio Conselho onde afirma que futebol é coisa pra ladrão e pra louco e que ele, Rueda, seria louco porque não é ladrão.

– Dúvidas quanto ao acerto do acordo trabalhista de Jorge Sampaolli, que foi feito em valores maiores que cálculos feitos por um advogado contratado pelo clube e que Rueda afastou do caso e compôs “amigavelmente” com o argentino por valores superiores aos cálculos previamente feitos pelo clube.

– A dispensa do médico Carlo Alba e de outros profissionais do Departamento Médico um dia antes da contratação do meia Ricardo Goulart por terem questionado a validação médica da contratação.

– O fato do técnico Fabian Bustos ser agenciado pela mesma empresa que cuida das carreiras de Johan Julio e Bryan Ângulo.

– A contratação de Willian Maranhão, agenciado pela OTB Sports que atua fortemente também no mercado equatoriano e que supostamente tem alguma relação com funcionários ou ex-funcionários do clube.

Duarte acus0u também o Conselho Fiscal, órgão independente do clube, de atuar em fina sintonia com a gestão não cobrando corretamente a prestação de contas de investimentos cujas percentagens fazem parte do estatuto do clube, como investimentos na Base, no Futebol Feminino e nos Esportes Olímpicos.

Naquela oportunidade, Duarte deixa claro que sabe que seu requerimento poderia ter a assinatura de outros 20 conselheiros, mas pede para que a Mesa Diretiva do Conselho, que pode apresentar o pedido de impeachment não seja omissa e leve adiante sua denúncia. “Como Santista e Vereador na Cidade de Santos sou cobrado diariamente nas ruas e nas redes sociais pelo fato de ter sido eleito pela chapa da atual gestão que, lamentavelmente vem fazendo uma administração sofrível. Inclusive recentemente fui taxado como omisso pelo renomado jornalista Aldo Neto em seu programa Canal do Peixe. Portanto não me resta alternativa se não atuar pelo bem do clube. Precisamos agir enquanto ainda há tempo. A omissão pode nos levar a Série B dos campeonatos em disputa. É nítido que os atuais gestores estão completamente perdidos e desorientados”, diz Duarte no requerimento.

Porém, alegando descumprimento de normas estatutárias no requerimento, a Mesa do Conselho sentou em cima do Requerimento e foi omissa. Após isso, por pedido do Conselho Fiscal e da própria Mesa, Augusto Duarte respondeu a um processo na CIS por acusar ambos conslehos de omissão no requerimento e em entrevistas como a que deu ao Portal Meu Peixão e ao Canal do Peixe. Porém, o relatório não foi aprovado pelo Plenário do egrégio Conselho Deliberativo e Duarte não foi punido, o que irritou Celso Jatene e sua Mesa composta por Fabio Pierry, Celestino Venâncio Ramos, Vinicius Constantino e Fernando Secco.

Também na Câmara de Santos, Duarte apresentou requerimento que quer transformar parte da Avenida da Praia na Cidade em Avenida Rei Pelé.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo