Bastidores

Conselheiro do Peixe e Vereador de Santos, Augusto Duarte protocola pedido de impeachment no Conselho Deliberativo do Santos FC

Conselheiro do Santos Futebol Clube em 1º mandato, o Vereador da Cidade de Santos, Augusto Duarte (PSDB) protocolou no fim da tarde desta terça-feira (19/07), na Mesa Diretiva do Conselho Deliberativo do clube, um pedido de impeachment do presidente do Santos FC, Andres Enrique Rueda Garcia e de seu vice José Carlos de Oliveira.

O pedido do Vereador pede que a Mesa do Conselho e a Comissão de inquérito e Sindicância do egrégio abram processo sob pena de prevaricação e conivência com diversos procedimentos que Duarte julga suspeitos pela gestão.

Uma das razões que embasam o pedido são as constantes entrevistas de Rueda onde o mesmo afirma que o clube está quebrado, afastando investidores, e uma fala dele no próprio Conselho onde afirma que futebol é coisa pra ladrão e pra louco e que ele, Rueda, seria louco porque não é ladrão. No requerimento, Duarte diz que Rueda taxou de corruptos e desonestos todos os gestores que o antecederam no clube e sequer fez uma retificação após essa desastrosa manifestação que pode onerar ainda mais o patrimônio do clube caso algum desses ex-presidentes e diretores processem o clube pela manifestação errática do atual mandatário.

Duarte acusa também o Conselho Fiscal, órgão independente do clube, de atuar em fina sintonia com a gestão não cobrando corretamente a prestação de contas de investimentos cujas percentagens fazem parte do estatuto do clube, como investimentos na Base, no Futebol Feminino e nos Esportes Olímpicos.

O Vereador levanta dúvidas quanto ao acerto do acordo trabalhista de Jorge Sampaolli, que foi feito em valores maiores que cálculos feitos por um advogado contratado pelo clube e que Rueda afastou do caso e compôs “amigavelmente” com o argentino por valores superiores aos cálculos previamente feitos pelo clube.

A dispensa do médico Carlo Alba e de outros profissionais do Departamento Médico um dia antes da contratação do meia Ricardo Goulart por terem questionado a validação médica da contratação também é citado no requerimento do edil.

Outro ponto que merece ser investigado no pedido de impeachment é o fato do técnico Fabian Bustos ser agenciado pela mesma empresa que cuida das carreiras de Johan Julio e Bryan Ângulo.

A contratação de Willian Maranhão, agenciado pela OTB Sports que atua fortemente também no mercado equatoriano é citado pelo vereador que questiona se a empresa tem alguma relação com funcionários ou ex-funcionários do clube.

No requerimento, Duarte deixa claro que sabe que seu requerimento poderia ter a assinatura de outros 20 conselheiros, mas pede para que a Mesa Diretiva do Conselho, que pode apresentar o pedido de impeachment não seja omissa e leve adiante sua denúncia. “Como Santista e Vereador na Cidade de Santos sou cobrado diariamente nas ruas e nas redes sociais pelo fato de ter sido eleito pela chapa da atual gestão que, lamentavelmente vem fazendo uma administração sofrível. Inclusive recentemente fui taxado como omisso pelo renomado jornalista Aldo Neto em seu programa Canal do Santos FC. Portanto não me resta alternativa se não atuar pelo bem do clube. Precisamos agir enquanto ainda há tempo. A omissão pode nos levar a Série B dos campeonatos em disputa. É nítido que os atuais gestores estão completamente perdidos e desorientados”, diz Duarte no requerimento.

Trâmite

O trâmite do requerimento agora é o seguinte. A Mesa Diretiva do Conselho Deliberativo formada pelo presidente Celso Jatene, seus vices Fabio Pierry e Celestino Venâncio Ramos e pelos secretário Vinícius Constantino e Fernando de Abreu Secco Rodrigues vai se reunir e decidir se dará prosseguimento encaminhando o requerimento a Comissão de Inquérito e Sindicância (CIS) ou não. Se o requerimento de Duarte tivesse a assinatura de mais 19 conselheiros o mesmo teria que obrigatoriamente ir a CIS para análise. A CIS é presidida pelo jornalista Luiz Roberto Serrano (Ex-Presidente da Resgate Santista e da ONG Santos Vivo) e tem como membros Antonio Francisco Filho, Gilberto Carrega, Ricardo Soares Cretella e Nabil Khaznadar, que foi candidato duas vezes a presidente (2014 e 2017) sempre figurando entre as últimas colocações dessas eleições.

Confira o requerimento aqui

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo