Sereias da Vila

Sole Jaimes retorna ao Santos para marcar virada das Sereias da Vila

A equipe de Futebol Feminino do Santos Futebol Clube acaba de fechar com um reforço estrangeiro de peso para o restante da Temporada que tem brasileiro, Paulista e a Libertadores da América, competição que as Sereias da Vila voltam a disputar depois de seis anos ausente. Sócia do Santos FC, Santista de Coração, Campeã Brasileira de 2017, Artilheira do Brasileiro de 2017 com 18 gols em 19 jogos, terceira maior artilheira das Sereias da Vila na histórica com 57 gols, ídolo eterno das Sereias da Vila, predicados não faltam a argentina Sole Jaimes que fará sua quarta passagem no Santos. Aos 35 anos, ela volta ao Santos após passagem pelo Flamengo e após se tornar mãe de Aurora (nascida no dia 25 de janeiro), fruto de sua relação com a goleira itálo-canadense Kelly Chiavaro (que está nas Sereias da Vila desde Janeiro).

Apaixonada pelo Santos desde quando chegou ao clube em 2015, Sole Jaimes (foto) fez questão de se tornar sócia do Peixe e sempre acompanha o desenvolvimento do clube e do futebol feminino. Preocupada com os resultados negativos das Sereias no Brasileirão 2024, Sole Jaimes fez questão de ajudar o seu time do coração. Para retornar ao Santos, saindo do Flamengo três meses antes do término de seu vínculo contratual a jogadora abriu mão da rescisão de contrato e de salários que tinha a receber do time carioca. Um comportamento de comprometimento, desapego e amor quase inédito no cenário do futebol feminino brasileiro.

Sole Jaimes está na Baixada desde o nascimento da filha e estava recuperando a forma física em treinamentos particulares e acelerou seu retorno aos gramados a fim de servir de exemplo as outras jogadoras do Peixe neste processo de retomada da qualidade técnica do time feminino do Peixe.

A jogadora deve estar regularizada no BID até terça-feira (4/6), quando será anunciada oficialmente pelo clube. Com isso, Sole Jaimes deve estar a disposição do técnico Gláucio Carvalho para os dois compromissos do Peixe nessa semana, na quarta (5/6) na Fazendinha com o Corinthians pelo Paulistão e sábado (8/6) com o São Paulo na Vila pelo Brasileirão.

Histórico
Florencia Soledad Jaimes, conhecida como Sole Jaimes nasceu em Nogoyá, cidade na província de Entre Ríos, na Argentina no dia 20 de janeiro de 1989. É atacante convocada frequentemente para a Seleção Argentina de Futebol Feminino e já atuou no Brasil, na China e na França. Foi criada pela mãe em família de origens humildes, com outros seis irmãos. Começou a jogar futebol na rua. Brincava com garotos, sem a companhia de outras meninas, e atuava descalça. Adolescente, foi descoberta por um olheiro enquanto jogava bola na rua, aos 15 anos, em 2004. O homem a indicou para uma peneira no Rivar Plate, mas quando Sole buscou o clube, a fase de inscrições já havia se encerrado. O Boca Juniors, por outro lado, ainda tinha vaga no time. A garota mudou-se para a capital Buenos Aires para viver com um dos irmãos mais velhos e poder atuar pela equipe. Sem categorias de base, já jogava no time principal apesar de jovem. Atuou em ligas locais e atraiu a atenção da seleção sub-20, sendo convocada poucas semanas após sua estreia. Iniciou a carreira no Boca Juniors, onde se destacou na Libertadores rendendo a jogadora fama o suficiente para sair do país. Em 2014, recebeu um convite para atuar pelo Foz Cataratas, no Brasil, e deixou a terra natal. No ano seguinte, integrou o time feminino do São Paulo FC, em um projeto que não durou nem um ano. O time enfrentou atraso no pagamento dos salários e acabou desmanchado em cinco meses de existência.

1ª passagem pelo Santos
Com o fim do time do São Paulo, Sole (foto) recebeu uma proposta do Santos FC, que retomava o Futebol Feminino na gestão do então Presidente Modesto Roma. Foi amor à primeira vista pelo Peixe. Sole Jaimes se apaixonou pela história do clube, estrutura e pela representatividade das Sereias da Vila no Futebol Feminino mundial. Ela passou a integrar o elenco das Sereias da Vila e com ele foi campeã do Brasileiro Feminino em 2017, sendo também a artilheira da competição, quando trabalhou com o Gláucio Carvalho, auxiliar técnico das Sereias no período.

Ida á China e França
Dispensada pelo Santos quando José Carlos Peres assumiu o clube, Sole Jaimes buscou novo desafio na China, onde passou o ano de 2018 no Dailan Quanjian, levada pelo seu empresário Thiago Taveira. No ano seguinte, atraiu a atenção do francês Lyon, um dos mais tradicionais times de futebol feminino da Europa. Com contrato de seis meses, fez parte do elenco que conquistou a Champions League feminina na temporada 2018/2019, sendo o quarto título consecutivo da equipe francesa e o sexto da história do clube. Em 2019, a atacante também integrou a seleção argentina que disputou a Copa do Mundo.

2ª passagem pelo Santos
Logo após o Mundial, acertou seu retorno ao Santos. Em sua apresentação, em 2019, o Presidente Peres diz que precisava de uma centroavante como ela para o time masculino e que iria bsucar no mercado recursos para manter Sole Jaimes na temporada seguinte, pois segundo ele o salário de Sole era alto. Mas Peres não conseguiu manter Sole, apesar dele contar com o competente gerente de futebol feminino Alessandro Rodrigues, e de marketing, Marcelo Frazão, que não conseguiram recursos de patrocinadores para manter a atleta.

Volta a China
Na temporada 2020 e 2021, Sole Jaimes retornou a China onde jogou no Changchun Dazhong por duas temporadas.

3ª passagem pelo Santos
Atendendo a um pedido da coordenadora de futebol feminino, Aline Xavier, Sole Jaimes retornou no segundo semestre de 2021 ao Santos, por um salário irrisório, e ajudou a equipe a não ser rebaixada naquele período, que foi um dos piores da modalidade do clube. Neste período alcançou Maurine e é uma das três maiores artilheiras da história do Santos com 57 gols.

Ida à Itália
Considerada um dos maiores nomes do futebol feminino da Argentina, Sole Jaimes saiu do Santos rumo a Napoli, na Itália, clube onde Maradona se consagrou como um dos maiores nomes do futebol mundial. A equipe italiana queria que Sole, campeã da Champions pelo Lyon, fizesse com a equipe feminina o que Maradona fez com a masculina, uma missão impossível já que Maradona é Deus em Napoli. Após 14 jogos e apenas dois gols e duas assistências, Sole Jaimes retorna ao Flamengo no Brasil em 2022, onde jogou até engravidar em 2023. Pelo Flamengo foram 30 jogos, 22 gols e 4 assistências.

Motivação
Convencida a retornar ao Santos por Modesto Roma Júnior e Aline Xavier, Sole Jaimes quis retornar por amor a Cidade de Santos (local onde ela diz querer residir até o fim da vida), ao Santos FC (Clube pelo qual quer se aposentar) e pela experiência de conviver com Marcelo Teixeira (Sole nunca escondeu a admiração pelo Presidente que conseguiu, em 2009, convencer a Conmebol a criar a 1ª Libertadores Feminina, competição que mudou a vida de Sole Jaimes e de diversas jogadoras sul-americanas). Sole espera conseguir ajudar tecnicamente a equipe a virar definitivamente a chave no Brasileiro, disputar o Paulista e tentar buscar a terceira Libertadores da América pelo Santos FC.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo