Com a vitória, fora de casa, por 2 a 0, contra o Ituano, o Santos encaminhou, ainda mais, o acesso para retornar à Série A do Campeonato Brasileiro, e com isso, os olhos do elenco, comissão técnica já passam a focar na temporada de 2025, que ainda terá o retorno do Peixe à Copa do Brasil, competição que não disputou em 2024.
Ainda restam muitas dúvidas sobre o elenco que deve permanecer no clube e os jogadores que devem ser dispensados. Nomes como o do goleiro Renan, do lateral Hayner, do volante Alison, e dos atacantes Pedrinho e Laquintana, devem ter seus futuros longe da Vila Belmiro, e nomes como do lateral Rodrigo Ferreira, e dos atacantes recém contratados, mas que não tiveram muito espaço, Billy Arce e Yusupha Ninje, devem ser negociados.
João Schmidt, Otero, Serginho, Aderlan (que rompeu o LCA em julho e seguirá tratamento no clube), Willian Bigode e Giuliano, que tem seus contratos encerrando no fim de 2024, devem renovar seus vínculos e permanecer na equipe.
O caso mais complexo é do zagueiro Gil, um dos pilares da defesa santista, mas que ainda não definiu seu futuro. No início da temporada, o camisa 4 havia dito, em entrevista, que essa seria sua última temporada no futebol, mas que após bons resultados, o zagueiro passou a repensar sua decisão, e deixou diretoria e comissão técnica confiantes para que ele atue por mais um ano.
Quem também ainda não tem futuro 100% garantido no Santos é o técnico Fábio Carille, que esteve na “corda bamba” nas últimas rodadas, que apesar das vitórias, tinha desempenho ruim dentro de campo. O nome do ex-treinador e vice-campeão Brasileiro em 2019, Jorge Sampaoli, foi ventilado nos bastidores da Vila Belmiro, mas ainda não há negociações.
Um dos principais empecilhos que ainda garantem Carille como treinador do Peixe é sua multa rescisória e a renovação automática para 2025, em caso de acesso para a elite do futebol brasileiro.
Retorno de empréstimo
Além dos jogadores que estão no elenco, o Santos deve ter a volta de diversos atletas emprestados no ano de 2024, nomes como Vinícius Zanocelo, João Lucas, Rodrigo Fernández, Messias, Vladimir, Luiz Felipe, Luiz Henrique, Bruno Marques, Robson Reis, Victor Michell, Jhonnathan, Alfredo Morelos, Lucas Braga, Lucas Barbosa, Lucas Lima e Yeferson Soteldo.
No caso do Lucas Braga, emprestado ao Shimizu S-Pulse, da segunda divisão do Japão, Lucas Barbosa, emprestado ao Juventude, Lucas Lima, emprestado ao Sport, e Soteldo, no Grêmio, os jogadores tiveram bons desempenhos em suas equipes, e devem permanecer em seus times.
Para os demais jogadores, o Santos deve procurar novos clubes interessados em empréstimo, ou até mesmo em uma compra definitiva.