O atacante Ângelo, de apenas 18 anos, é um dos jogadores mais pressionados do elenco santista por conta da má fase que assola o Santos. Além da pressão por parte da torcida, recentemente o atleta passou por um momento delicado na carreira, sofreu com a perda do avô, ou seja, ainda passa por um processo de luto. Ângelo faz terapia desde 2022, e conta com a psicóloga do clube para conversar sobre seu dia a dia.
Conversamos com João Ricardo Cozac, atuante há 30 anos na área, doutor em Psicologia do esporte e Presidente da Associação Paulista da Psicologia do Esporte para falarmos sobre os benefícios da psicologia do esporte aos atletas. Confira!
O tratamento psicológico deveria ser fundamental nos clubes de futebol?
“A psicologia do esporte é a base da performance, se você imaginar que há um triangulo e que em um lado é a preparação física, o outro preparação técnica, a base dessa pirâmide é a preparação mental. A preparação psicológica é fundamental para os atletas.”
Por que você acredita que ainda há tanto preconceito com a psicologia do esporte? E quais os principais fatores que podem colaborar para que esse pensamento mude?
“O preconceito com a psicologia do esporte ainda existe por conta da desinformação que muitos técnicos, dirigentes e jogadores tem em relação a psicologia do esporte que é uma ciência já no mundo todo muito bem consolidada principalmente no futebol e no Brasil ainda existe desinformação ou má informação sobre os benefícios e atividades e condutas da psicologia do esporte que tanto ajudam jogadores e equipes”
No caso do jovem jogador Ângelo de apenas 18 anos, que além de passar por uma cobrança da torcida devido à má fase do Santos, está em um processo de luto (perdeu o avô recentemente) como isso tudo pode impactar em seu desempenho em campo?
“Santos vive um momento difícil, de muita cobrança, e reconstrução da equipe, os jogadores andam nervosos, preocupados, e todo esse panorama interfere muito na performance porque mente e corpo fazem parte da mesma unidade. Jogadores mais jovens tendem a sentir mais profundamente os momentos de crise que a equipe vive, justamente pôr em geral apresentar menos recursos internos para lidarem com cobrança, ambiente de tensão. Jogadores que vem da base e já entram em um caldeirão dentro da equipe principal precisam sempre de muita ajuda e muito apoio para que eles não acabem tendo a performance prejudicada”
Quais os perfis dos atletas de futebol que mais procuram profissionais para terem uma ajuda psicológica? E esse número tem crescido ultimamente?
“Em geral o perfil dos atletas (que procuram a psicologia do esporte) são atletas que vem com dificuldade de concentração, dificuldade de controle de ansiedade, e que vem com quadros de instabilidade emocional no dia a dia no cotidiano, em treinos e competições, então esse é o perfil de demanda que costumamos encontrar”
Qual impacto traz na vida de um atleta de alta performance a pressão da torcida e má fase de uma equipe? E como essa pressão pode influenciar negativamente no desempenho do atleta?
“O treinamento psicológico ajuda os atletas a manterem o foco, concentração, ajuda a demonstrarem qualidade na alta performance sem prejuízo por conta eventualmente de questões pessoais, ligadas ao campo da emoção, sociedade, ao campo do afeto, família. Ou seja, o treinamento psicológico ajuda o atleta estar inteiro na profissão” -finalizou o doutor.
Além de Ângelo, outros atletas do Peixe estão realizando um tratamente psicológico. Os jogadores identificam a atual fase do clube como muito tensa e recorrem a ajuda dos profissionais para que eles consigam atuar dentro de campo sem que tenham nenhum problema mental atrapalhando. Como bem disse o Doutor João Ricardo, os jogadores mais jovens são os que mais sentem em um momento de pressão.
O Santos vem de dois anos consecutivos lutando contra o rebaixamento no Campeonato Paulista e no Campeonato Brasileiro. Neste ano de 2023 a torcida perdeu a paciência de vez, após mais um começo de temporada ruim, depois que o Presidente do clube, Andres Rueda ter prometido que contrataria jogadores de peso e que o ano seria diferente do que foram os íultimos dois. Na semana passada a maior torcida organizada do clube invadiu o CT Rei Pelé para cobrarem os jogadores e a diretoria, Ângelo foi um dos mais cobrados.
O próximo compromisso o Santos será quarta-feira (8), às 21h35 em jogo contra o São Bento no estádio do Canindé. O Peixe tem apenas seis pontos conquistados no Paulistão com apenas uma vitória, três empates e duas derrotas. A equipe não sabe o que é vencer há cinco jogos.
Pingback: Flamengo envia nova proposta ao Santos por Ângelo | Sinceramente Futebol
Nicholas
7 de fevereiro de 2023 at 19:52
Atualmente, qualquer esporte de alto nível demanda profissionais interdisciplinares para o cotidiano dos atletas, a Psicologia do Esporte tem ganho espaço também no E-sport, o que talvez amplie o alcance entre jovens. Ótimo saber que um atleta jovem e ainda em formação, conta e procura este recurso. Espelho aos demais!