O Santos vive uma das piores fases dentro de campo em toda sua história de 111 anos. O clube aculuma vexames e não consegue brigar por nenhum título, além de deixar de arrecadar milhões com premiações. Quando olhamos para o desempenho dentro do Campeonato Brasileiro, esses fatos ficam ainda mais evidentes.
Nas últimas três edições do Campeonato Brasileiro, ou seja, desde 2021, o Santos mantém exatamente o mesmo número de pontos que é 12, somando as nove primeiras rodadas. Curiosamente, essa sequência negativa veio logo após a melhor pontuação que o clube conseguiu nos últimos sete anos. Em 2019 o Santos somou 20 pontos nas nove primeiras rodadas.
Em levantamento feito pelo Renato Goulart em seu Twitter (@rengoulart), ficou claro que em apenas dois dos sete últimos Campeonatos Brasileiros o Santos conseguiu somar mais que 15 pontos, nos anos de 2017 e 2019, anos que o clube terminou em terceiro e em segundo respectivamente. Em todos os outros anos, pontuações baixas.
Veja levantamento abaixo:
A promessa que foi feita pela atual diretoria do Santos Futebol Clube era a de que conforme os anos fossem passando, o time santista iria evoluir. O Presidente Andres Rueda afirmou a seguinte questão:
“O Santos vem forte para 2023, independentemente das competições. Vamos mudar um pouco de patamar. A situação financeira nos permite agora sermos mais ambiciosos na formação de time”, relatou o presidente na Brasil Futebol Expo, evento organizado pela CBF na cidade de São Paulo.
As promessas feitas por Rueda foram por água abaixo quando olhamos os resultados dentro das quatro linhas. Eliminação na primeira fase do Paulistão nos três anoss de sua gestão, briga contra o rebaixamento nos campeonatos brasileiros de 2021 e 2022, eliminação na fase de grupos da Copa Libertadores de 2021, eliminação para o Deportivo Tachira-VEN na Copa Sul-Americana e péssimo deempenho nos clássicos. Foram apenas 6 vitórias em 27 jogos.
A média de pontos conquistados pelo Santos nas nove primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro desde 2017 é de apenas 13,71. Essa quantidade de pontos dividido por nove jogos dá um número de 1,52 pontos por rodada, o que não chega nem perto de uma média de quem briga por vaga na Libertadores e, principalmente, por titulo.