Soteldo é oficialmente jogador do Santos até junho de 2027. Pelo menos é assim que está a situação do jogador que assinou seu novo contrato em definitivo com o Peixe, nesta sexta-feira (7). Porém, isso deve mudar nas próximas semanas, pois o Santos espera por propostas para negociá-lo.
O Santos tentou reverter a compra do Soteldo depois de afastá-lo por indisciplina. O Alvinegro, porém, não conseguiu porque já havia notificado o Tigres-MEX sobre a compra do jogador. Com isso, a ideia foi a de tentar uma reintegração do jogador que, por sua vez, informou que não jogaria mais sob o comando de Paulo Turra. Com isso, a solução foi colocá-lo na lista de negociáveis.
Soteldo e Paulo Turra se desentenderam depois que o venezuelano não quis realizar um treinamento ainda no vestiário, após a partida do Santos contra o Blooming-BOL. No dia seguinte, o jogador iniciou os treinamentos no CT Rei Pelé, mas deixou o trabalho sem nenhuma queixa de lesão, A atitude de Soteldo desagradou Paulo Turra que informou ao clube sobre o ocorrido. O Santos, por sua vez, afastou o jogador.
A prioridade do Santos é vender Soteldo para que outro clube assuma a divida de quase 20 milhões de reais equivalente a compra do jogador feita pelo Peixe. Por conta do histórico do jogador, o Santos não descarta o empréstimo de Soteldo. No Brasil, Soteldo não pode atuar por nenhuma equipe da série A por já ter jogador 7 partidas pelo Santos, por isso, ele não será negociado com nenhum clube nacional.
O Presidente Andres Rueda, antes de contratar Soteldo, disse que não gostava da postura do jogador e que, por isso, não contrataria novamente o venezuelano, porém, quando surgiu a oportunidade, o mandatário acabou voltando atrás e disse que conseguiria controlar Soteldo. Até o problema com Paulo Turra, ainda não havia ocorrido nenhum caso polêmico envolvendo Yeferson Soteldo, desde que ele voltou em 2022.