“Quem é que imaginava?” trecho de declarações de Celso Jatene, presidente do Conselho do SantosFC, em referência aos casos “Bauermann e Protesto da TJ” para justificar a má fase do time que perdura durante toda gestão de Andres Rueda.
O negacionismo é latente e a falta de senso de urgência, também. A fala de Jatene mostra desconexão com a realidade dos problemas que, novamente, levaram o Santos para zona de rebaixamento de uma competição. Existe sempre na ponta da língua uma justificativa para o desempenho pífio em campo, deste a torcida até as estrelas. Quem deveria fiscalizar os atos da gestão mostra pouca ou quase nenhuma energia em cobrar os verdadeiros responsáveis que são os membros do famigerado Comitê de Gestão que parece viver uma realidade paralela em Nárnia.
Me pergunto se o Presidente imaginava que a Chapa da qual ele faz parte e que elegeu 100% do Conselho Deliberativo, formatada com base em um discurso que pregava paz e união, vindos das mais diferentes correntes políticas do SantosFC, carregada de nomes que ostentam currículos e formação tão imponentes, fariam a pior gestão dentro das 4 linhas que já se viu na história?
“Quem é que imaginava?” que o SantosFC seria comandado por homens que negam os fatos e se eximem da responsabilidade por suas péssimas escolhas a frente do Clube? Quem imaginava que um presidente que iniciou sua gestão fazendo prestação de contas dos 100 primeiros dias de gestão seria alguém intransigente, desarticulado, centralizador e que se esconde nos piores momentos? Quem imaginava que o compromisso seria com a repetição dos mesmos erros e que Andres Rueda terminaria isolado na sua Ilha da Vaidade?
“Quem é que imaginava?” que teríamos uma gestão apática, sem identidade, carisma, e sem liderança que concede premiações aos jogadores no caso do Santos não ser rebaixado? Aliás, quem é que imaginava que pelo 3º ano a maior meta do Santos seria se livrar da série B?
“Quem é que imaginava?” que os gênios do Comitê Gestão, por meio de decisões colegiadas, traria nomes como “Chumbinho, Paulo Turra, Falcão, Lisca, Luan, Auro, Moraes, Jhojan Julio, Ângulo, Ricardo Goulart, Nathan, Trio Água Santa, Vladimir, Maranhão, João Lucas, Danilo Boza, Carabajal, Maicon, Bruno Oliveira, Daniel Ruiz”?
“Quem é que imaginava?” que o Comitê de gestão contrataria 10 técnicos cujo os nomes e filosofias de trabalho só comprovam que nossos gestores não possuem critérios de avaliação, planejamento, senso de urgência e nem conhecimento do que é o DNA Santista e nossa história?
“Quem é que imaginava?” que a inaptidão dos membros do Comitê de Gestão junto de um discurso falido e focado em empobrecer a instituição resultaria em um elenco com casos de indisciplina e descompromisso em campo.
“Quem é que imaginava?” que o SantosFC viraria central de reabilitação de adversários e que perder clássicos se tornaria algo previsível?
“Quem é que imaginava?” que o SantosFC seria tão prejudicado por erros recorrentes de arbitragem e que ação do Clube se resumiria a publicação de Notas Oficiais em rede social, mostrando sua inaptidão e inexpressividade nos bastidores desportivos?
“Quem é que imaginava?” que o CEO de uma empresa, recentemente, premiada como a mais inovadora da América não conseguiria replicar boas práticas ou trazer inovação enquanto esteve no Comitê de Gestão do Santos?
“Quem é que imaginava?” que o resultado do compilado proveniente dos 3 planejamentos estratégicos das gestões anteriores, novamente, seria uma peça de ficção?
“Quem é que imaginava?” que a Arena do Santos, que contou com a transmissão de reunião ao vivo para sócios e assembleia geral não sairia de papel e seria um assunto sempre requentado para criar uma cortina de fumaça nas corriqueiras crises?
Por fim, “quem é que imaginava?” que um presidente eleito de forma democrática e com votação acachapante, ignoraria os anseios de todos que confiaram nele e em suas propostas, e, se tornaria uma grande decepção?
Eu jamais imaginei que Andres Rueda junto de sua prole havardiana e faria limer seriam incapazes de fazer o mínimo e o óbvio. Não imaginava que nem fazer o arroz com feijão bem feitos eles seriam incapazes.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Peixão.
Leandro
15 de agosto de 2023 at 16:34
Não vou passar a mão na cabeça do Jatene, MAS ele está correto neste momento…
Marco Antônio Marques
7 de agosto de 2023 at 22:42
Realmente pensávamos agora com o Rueda vai, vai nada , foi é ficar pior do que estava, o que precisamos agora é fim do ano nas eleições, elegermos alguém que realmente saiba o que está fazendo, e que ame o clube de verdade,acima das suas vaidades , autoritarismo, e que não seja um ditador igual está sendo com o Sr. Rueda agora.
Chega de elegermos os mesmos da cúpula, que nunca sai da presidência do Santos, pois precisamos de alguém que acima de tudo saiba gerenciar um clube da grandeza que é o Santos, assim como o Santos é.
Por isso eu torço que venha algum ex- jogador, talvez um jornalista que ama e defende o clube exemplo Ricardinho Martins, Ademir Quintino e etc… Chega desses políticos que querem fazer do Santos o seu quartel.