Um dos estádios mais antigos do Brasil completa 107 anos! Nossa Vila foi inaugurada em 12 de outubro de 1916, com sua primeira partida oficial realizada dez dias depois, quando o Santos venceu o Ypiranga por 2 a 1, pelo Campeonato Paulista daquele ano. Adolpho Milan Junior foi o autor do primeiro gol da história do estádio. Um ano antes, em 14 de julho (1915), foi mencionada a necessidade do clube ter sua própria “praça de esportes”. Na época dessa fatídica reunião da cúpula alvinegra, a sede do clube era situada no Largo do Rosário.
Em uma partida entre Santos e Guarani, em 21 de dezembro de 1930, o jornalista Antônio Guenaga chamou pela primeira vez a Vila Belmiro de “alçapão”, já que naquele ano o time não perdeu uma só partida em campo.
Já em 24 de março de 1933, dias após o falecimento de Urbano Caldeira – entre tantas atribuições no clube, foi o responsável por achar o terreno-, um dos diretores do Peixe sugeriu que o estádio fosse batizado com seu nome, o que foi aceito por unanimidade.
Maior público
O maior público oficial que a Vila Belmiro recebeu foi dia 15 de fevereiro de 1976, entre Santos e Palmeiras sob os olhares de 31.662 torcedores. A primeira arquibancada de concreto foi construída em 1955, onde hoje é localizado o portão 17.
Além da bola
Além do futebol, a Vila já recebeu shows do grupo Menudo, em 1985, e Luan Santana, em 2010. A estrutura conta, além do campo, com o Memorial das Conquistas, Ginásio Athiê Jorge Cury, Conselho Deliberativo e loja oficial.
Ainda estádio e futuramente arena, que tenhamos muitos anos a comemorar desse templo sagrado do futebol, que tem o metro quadrado mais abençoado da cidade ❤️.