O Santos FC realizou nesta quinta-feira (19), reuniões de transições em conjunto com as comissões técnicas de todas as categorias de base, para discutir o planejamento para a temporada 2024. As conversas tiveram como tema principal as passagens dos atletas de uma categoria para outra, bem como as principais carências de ajustes e reforços. O encontro também contou com presença de auditoria interna do Clube, a fim de monitorar os processos.
A implementação e organização deste processo de transições, faz parte do projeto de reestruturação das categorias de base do Clube, que trouxe frutos desde o início da atual gestão.
“O benefício se dá com etapas bem definidas e coordenadas, a fim de que os atletas sejam preparados para, num menor espaço de tempo, poderem transitar de categoria até estarem aptos a servir o profissional”, declarou Ricardo Luiz, coordenador do futebol de base do Santos FC.
O coordenador destaca que, seguindo o planejamento, as transições entre as categorias são rotineiras na base do Clube. “Esse processo de integração entre as categorias hoje é uma realidade no Santos e a transição acontece em vários momentos do calendário, seja por necessidade, oportunidade ou performance”, explicou.
“O caso do Deivid é um exemplo que temos a seguir. É um atleta que praticamente fez a transição do Sub-17 para o profissional e, devido à oportunidade, foi vendido a um gigante europeu, por valores consideráveis e atraentes para o Clube”, destacou Ricardo.
José Duarte
21 de outubro de 2023 at 14:00
Mas o q foi feito de diferente, para todo esse alarde? Ver quem sobe, quem é dispensado, existe desde q inventaram categoria de base. Aliás tá precisando planejar mesmo, porque os melhores jogadores da base não são dessa péssima diretoria.