Além de oficializar a permanência do Santos na série A do Campeonato Brasileiro, o treinador Marcelo Fernandes terá mais uma missão nesses últimos quatro jogos a frente do Peixe: Provar para todos os candidatos à presidência do Santos que ele merece ser o treinador do clube na temporada de 2024.
Marcelo Fernandes sabe que o desempenho do time nessas últimas partidas pode sacramentar a sua continuidade no próximo ano, independentemente de quem vença o pleito do próximo dia 09/12. O Santos enfrentará o Botafogo (fora de casa); Fluminense (em casa); Athletico-PR (fora de casa) e termina o campeonato jogando em casa contra o Fortaleza. Se o Santos pontuar e desempenhar bem nesses jogo e, principalmente, se conseguir uma vaga para a próxima Copa Sul-Americana, Marcelo Fernandes tem grandes chances de continuar no cargo efetivo.
Para que isso se torne uma realidade, o profissional vai trabalhando no CT Rei Pelé e buscando a melhor formação possivel visando um bom resultado contra o Botafogo que está de técnico novo e tentará vencer para continuar lutando pelo titulo do Campeonato Brasileiro. O vlante e capitão do time Tomás Rincón deve ser desfalque depois de sentir uma lesão ao defender a seleção venezuelana.
Internamente, uma vitória contra o Botafogo vem sendo tratada como o escape oficial do rebaixamento e o inicio da busca do time por uma vaga na competição internacional no ano que vem. O que daria um calendário ainda maior ao time, algo que atrairia mais jogadores na montagem do elenco.