O zagueiro João Basso, que poderia voltar à Portugal e atuar no Arouca, pode ter outro destino. Segundo o UOL Esporte, o Beijing Gouan, da China, enviou ao Santos uma proposta para ter o jogador por empréstimo.
As conversas entre os clubes acontecem, e o Santos pode mudar novamente os planos do jogador, nos próximos dias. João Basso, que inicialmente não seria utilizado por Carille, acertou sua redução salarial e foi incorporado ao elenco. Com a saída de Luiz Felipe, emprestado ao Atlético/GO. A proposta do clube chinês seria de um ano, com a opção de compra ao final do contrato.
Para a temporada, o técnico Fábio Carille tem à disposição na zaga, os titulares Joaquim e Gil e no banco, Messias e Jair. No Departamento Médico se recuperando de lesões, Leonardo Zabala e Alex Nascimento, completam as opções no setor defensivo.
O zagueiro chegou ao Santos em julho de 2023, em meio ao Campeonato Brasileiro. Neste período, teve como técnicos, Paulo Turra, Diego Aguirre e Marcelo Fernandes. O jogador chegou a ser titular em algumas partidas, mas se lesionou e voltou atuar apenas nas duas últimas rodadas da competição, onde o Santos foi rebaixado à Série B. Ao todo, foram 14 jogos, 1 gol contra e não fez assistência.
Para 2024, o Santos terá para disputar o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro Série B. O técnico Fábio Carille quer ter à disposição, um elenco de 33 a 35 jogadores, e a diretoria trabalha para negociar os jogadores que não serão aproveitados.