Por: Andrey Reis e Leonardo Crivelaro
O Santos ocupa “vice-lanterna” no ranking de lojas físicas entre clubes brasileiros. De acordo com um levantamento realizado pela Poder 360, o Alvinegro Praiano possui 178 unidades a menos que o líder, Flamengo.
Além da euforia, a volta de Neymar ao Santos tem levantado debates sobre questões estruturais do clube, especialmente no que diz respeito à venda de camisas e à distribuição de materiais esportivos.
No último dia 24 de janeiro, a Poder 360 publicou um levantamento exclusivo com o ranking de lojas físicas entre clubes brasileiros. Nele, é possível observar que o Peixe ocupa a penúltima colocação entre os 12 grandes clubes do país, com apenas três unidades da Santos Store espalhadas pelo território nacional.
Para efeito de comparação, o Flamengo, líder do ranking, possui 180 lojas espalhadas pelo Brasil. Os rivais do estado também estão à frente do Santos: o Palmeiras ocupa a 3ª posição, com 35 unidades; o Corinthians aparece em 5º, com 33; e o São Paulo está em 10º, com 12 lojas.
No entanto, o ranking comete um equívoco ao apontar que o clube possui três lojas físicas. Recentemente, o Santos anunciou o fechamento da unidade localizada na cidade de São Paulo. Agora, restam apenas duas lojas, ambas na cidade de Santos.

Levantamento realizado pela “Poder 360”. Foto: Reprodução/Poder 360
FALTA DE ESTOQUE VIRTUAL
A reportagem do Meu Peixão verificou que as lojas virtuais que revendem as camisas oficiais do Santos estão com pouco estoque, tanto nas camisas versão torcedor e também jogador.
Centauro:
Camisa 1 jogador- PP e P
Camisa 1 torcedor- P e M
Camisa 2 jogador- P
Camisa 2 torcedor- PP, P e 3GG
Netshoes:
Camisa 1 versão jogador- PP e P
Camisa 1 versão torcedor- P, M, G, GG e EGG
Camisa 2 versão jogador- P
Camisa 2 versão torcedor- P, M, G e GG
Futfanatics:
Camisa 1 versão jogador- PP e P
Camisa 1 versão torcedor- P, GG e EG
Camisa 2 versão jogador- P
Camisa 2 versão torcedor- PP, P, M, G, GG e EG
Decathlon:
Camisa 1 versão jogador- PP e P
Camisa 1 versão torcedor- P e M
Camisa 2 versão jogador- P
Camisa 2 versão torcedor- P
Dafiti:
Camisa 1- G e GG
Camisa 2- esgotado
Umbro:
Camisa 1 versão jogador- esgotado
Camisa 1 versão torcedor- esgotado
Camisa 2 versão jogador- P
Camisa 2 versão torcedor- PP e P
SANTOS STORE FORA DO AR
Se os estoques das revendedoras estão baixos, o esperado seria que a loja online do clube conseguisse atender à demanda de sua torcida. No entanto, desde o dia 15 de janeiro, o site da Santos Store encontra-se em manutenção, redirecionando os torcedores para o e-commerce da Umbro para a compra de produtos oficiais.
O comunicado ainda informa que dentro de alguns dias “uma das maiores empresas de e-commerce de artigos esportivos da América Latina, ficará responsável por este segmento”.
NETSHOES DE VOLTA
O Santos negocia com a Netshoes para que a empresa assuma a operação do e-commerce oficial do clube. As tratativas estão avançadas, e a expectativa é que não haja interrupção nas vendas online durante o processo de transição. A informação é do Diário do Peixe.
O clube enfrenta conflitos com os atuais operadores das lojas oficiais: o Grupo Inter, responsável pela loja de São Paulo e pelo e-commerce, e A Esportiva, que administra as unidades de Santos. O Grupo Inter encerrou suas atividades no dia 31 de dezembro, enquanto as lojas de Santos seguem em disputa judicial para manter as operações.
