Santista na Voz

Marinho e a construção da imagem

Imagem: Heber Gomes/AGIF

Como é a construção da imagem de uma pessoa? Como é a construção da imagem de Marinho? Já pararam para pensar nisso? O camisa 11 sempre foi aquele cara irreverente, carismático e brincalhão, de modo que muitos o viam apenas como uma fonte de “memes”. Como ocorreu sua reconstrução de imagem, apagando aquela figura do jogador apenas das telinhas e posteriormente focando em seus números, seus dados estatísticos e seus gols marcados durante o campeonato?

Marinho hoje é mais que um jogador apenas televisivo, ele é um atleta de suma importância taticamente, seja na defesa ou no ataque, principalmente com seus gols e assistências. O camisa 11 compreendeu que suas falas na imprensa ou nas mídias sociais, seus posicionamentos perante inúmeras situações recorrentes do mundo, vide a injúria racial que ele mesmo sofreu ano passado, tomaram muito mais força e ganharam grande repercussão. Porém, o criador do “mini-míssil aleatório” não esqueceu seu lado descontraído, vide os comentários sobre o BBB ou as brincadeiras com Neymar nos stories do Instagram. Além do mais, a ida ao jogo das Sereias contra o Cruzeiro em 2020, com direito a sua filha tietar Cristiane, mostrando quem ele realmente é no seu dia a dia.

 

Marinho prestigiou as Sereias em 2020. (Foto: Divulgação / Santos FC)

Contudo, você pode me questionar, há a criação de uma persona: Mas o que é essa persona?

Quando Marinho percebeu que era reconhecido apenas por “memes”, notou que era a hora de virar a chave. Na partida entre Santos e Botafogo, válida pelo Brasileirão 2019, em entrevista pós-jogo à SporTV, com sua sinceridade peculiar, disparou: “Hoje não vou dar nome pra esse gol não, gol é gol, o trabalho que eu venho fazendo, muita gente me conhece só por meme então, vocês tem que começar a me olhar como jogador de futebol que eu sou bom pra ca… também, o trabalho tá sendo bem feito”.

O camisa 11 compreendeu que havia necessidade de mostrar-se diferente, e Jorge Sampaoli teve papel fundamental nisso, como o próprio atleta já afirmou em diversas oportunidades. O técnico argentino não é pessoa de fácil trato, mas trouxe a Marinho uma responsabilidade que ele não tinha em outras equipes, ele entendeu e retribuiu dentro e fora de campo, seja com sua aplicação tática ou com gols. Percebe-se como ele tomou ciência de que há voz, como foi necessário quando precisou cobrar também publicamente o ex-presidente José Carlos Peres por conta de direitos de imagem atrasados, sem pestanejar, no jogo contra a Chapecoense em 2019.

Jorge Sampaoli foi peça-chave no desenvolvimento de Marinho como atleta. (Foto: Ivan Storti / Santos)

Hoje ele não é o artilheiro do Santos por acaso, sendo também um dos jogadores que mais auxilia na criação de jogadas e transição ofensiva, de modo que a bola quase sempre passa pelos seus pés, se tornando referência dentro de campo. O acolhimento aos garotos da base que subiram ao profissional, como Kaio Jorge, Sandry, Ivonei e Marcos Leonardo, demonstra o amadurecimento do garoto de Penedo, que hoje se comporta como um verdadeiro capitão.

A compreensão de como sua fala e voz ecoam dentro e fora dos gramados, tornou Marinho a pessoa mais importante dentro do elenco santista. E as pessoas também buscam saber como ele se comporta sua família, como ele é no dia a dia. O Jantar com a esposa e a “camisa de sair” ser o manto alvinegro lhe rendeu muito mais comentários que um jogo no Maracanã que ele homenageava nada mais, nada menos que Pelé.

 

Foto: Reprodução / Instagram de Marinho

E assim vai sendo Marinho, dia após dia, semana após semana, construindo sua imagem, criando conexões, fincando raízes, aproximando sua imagem e a do Santos, e com isso também atraindo patrocinadores, seguidores, mídia e quando houver a liberação do público nos estádios, provavelmente os jovens torcedores se lembrarão dele, assim como também lembram do venezuelano Soteldo, outra peça carismática dentro do elenco santista. Senhoras e senhores, este é Mário Sergio Santos Costa, mas para nação santista é MARINHO!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo