O que já estava difícil ficou ainda pior para o Santos. Boca Juniors e Barcelona-EQU empataram sem gols na Argentina e agora o peixe dependerá de uma combinação de resultados para se classificar às oitavas da Libertadores.
Com o empate na noite de ontem, o time equatoriano não só se garantiu na próxima fase, além disso, a vida do Santos ficou ainda mais enrolada. Para conseguir uma vaga entre os 16 melhores da América o Alvinegro precisará vencer o Barcelona em Guayaquil e torcer para que o Boca Juniors não vença o The Strongest em La Bombonera.
A situação do grupo C ficou assim:
1° Barcelona – 10 pontos
2° Boca Juniors – 7 pontos
3° Santos – 6 pontos com um gol positivo de saldo
4° The Strongest – 6 pontos com -7 de saldo
Nas condições existentes uma vitória por qualquer resultado é o que o Santos precisa, porém o Boca Juniors não pode somar três pontos, ou seja, se houver um empate entre Boca Juniors e The Strongest o Santos garante classificação. Se o The Strongest vencer, o peixe também se classifica por conta do saldo de gols já que o The Strongest tem um saldo ruim pelas goleadas sofridas para o Barcelona e para o próximo Santos.
As duas vitórias conquistadas pelo The Strongest foram jogando em seus domínios com a altitude de 3.600 metros de La Paz. Fora de casa os bolivianos sofreram nove gols e não marcaram nenhum.
Se não conseguir a vaga, o Santos pode disputar a copa Sul-Americana terminando em terceiro lugar do grupo C. A única vez em que o Alvinegro caiu ainda na primeira fase de grupos da Libertadores foi em 1984.