Bastidores

Qual o legado de Marcelo Frazão no Santos?

O Executivo de Marketing do Santos, Marcelo Frazão, comunicou o Comitê de Gestão, na última semana, que deixará seu cargo, conforme noticiado pelo GloboEsporte.com e confirmado pelo Meu Peixão. O executivo deixa o clube de forma amistosa, com bom relacionamento com a atual diretoria e permanece no cargo por 40 dias para auxiliar no processo de transição para o novo profissional que assumirá seu posto.

Frazão chegou ao Santos em abril de 2018, sob a gestão de José Carlos Peres, após passagem pelo Flamengo como Diretor de Novos Negócios. Desde sua chegada, o departamento conseguiu trazer ao clube diversos patrocínios e, hoje, o Peixe está com os espaços para exposição na camisa quase completos. Entretanto, Frazão encontrou resistência interna e política nos bastidores do clube.

Neste ano, após a posse do presidente Andres Rueda, Frazão passou por 90 dias de “teste”, que correspondia ao restante de seu contrato, onde seu trabalho foi observado para que a nova diretoria optasse por renovar ou não. No no início de abril, aceitou redução salarial e uma mudança de seu vínculo de Pessoa Jurídica para as normas CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para renovar o vínculo com o clube.

Um dos trabalhos do departamento de marketing, a captação de patrocínios para a camisa profissional conta atualmente com dez parceiros. Sendo eles:

SumUP – Master;
Oceano B2B – Barra frontal;
Kicaldo – Manga;
Tekbond – Esterno;
Foxlux – Barra traseira;
Philco – Costas;
Konami – Número;
STX – Parte frontal do calção;
Cartão de Todos – Parte anterior do calção;
Kodilar – Meião.

CHEGADA AO SANTOS

Frazão chegou ao Santos em abril de 2018, na gestão do ex-presidente José Carlos Peres, vindo do Flamengo. No clube carioca, ele era o responsável por cuidar dos assuntos relacionados aos jogos do Rubro-Negro, função diferente da qual exerce no Peixe, já que foi o responsável por toda área de marketing e comunicação do clube.

Foto: Reprodução/Rádio Globo

CRÍTICAS

O executivo recebeu muitas críticas por parte da torcida, principalmente pela demora em conseguir o patrocínio máster, que, para muitos, era o mais importante, já que é espaço mais bem remunerado da camisa alvinegra. O Santos ficou sem o máster desde a saída da Caixa Econômica Federal, no início de 2019, e contou apenas com patrocínios pontuais, que eram estampados por diferentes marcas e em jogos específicos, como a TekBond, o PicPay e o Fortnite.

Foto: Reprodução/Lance!

PATROCÍNIOS E CAMPANHAS

Marcelo foi um dos grandes responsáveis pelos inúmeros patrocínios e por grandes campanhas que o clube fez ao longo desses anos. No período em que esteve no Peixe, assinou contrato de patrocínio com: Philco, Kodilar, Orthopride (encerrado), Unicesumar (encerrado), Casa de Apostas (encerrado), Kicaldo, Fox Lux, Oceano B2B, Tek Bond, Konami, STX, SumUP, Cartão de Todos, Pic Pay (pontual) e Fortnite (pontual). Também foi o responsável pela criação de campanhas como a Missão África, a “Reage Santos”, #TimeDeBrancoEDePreto, “O maior brasileiro do mundo” e #AsiloTaOn, assim como manifestos contra a intolerância.

Foto: Reprodução/GloboEsporte.com.br

RENOVAÇÃO DE CONTRATO

Frazão havia assinado um contrato por 3 anos, o mesmo tempo que o ex-presidente José Carlos Peres permaneceria no clube. Tudo indicava que o executivo iria cumprir seu contrato e sairia. O Peixe havia enviado uma oferta em um modelo diferente ao qual ele havia sido contratado, ofereceu uma redução salarial e a mudança de Pessoa Jurídica (PJ) para o vínculo nas Consolidações das Leis do Trabalho (CLT). Após um período de negociações, Marcelo decidiu estender seu contrato ao menos até o fim do ano e permaneceu no clube.

Foto: Reprodução/Lance!

A SAÍDA

Na tarde de quarta-feira (12), Frazão comunicou que deixará o cargo de Executivo de Marketing e de Comunicação do Santos, mas continuará no Peixe, ao menos nos próximos 40 dias, para auxiliar no processo de transição. Marcelo Frazão foi um dos últimos executivos que permaneceram no Santos após o impeachment do ex-presidente José Carlos Peres e foi um dos que permaneceu por mais tempo em seu cargo.

Foto: Reprodução

1 Comment

1 Comment

  1. Carlos Alberto Valente

    17 de maio de 2021 at 11:08

    Tchau….

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo