O Executivo de Marketing do Santos, Marcelo Frazão, que há pouco menos de um mês comunicou o Comitê de Gestão de sua saída, concedeu entrevista exclusiva ao Meu Peixão onde falou sobre o desempenho do departamento em seu período como diretor, patrocínios, transição e o novo desafio na carreira.
Há pouco mais de três anos no Santos, Frazão comentou o legado que deixa para o Peixe e como foi a experiência de trabalhar com três presidentes diferentes (José Carlos Peres, que o contratou em abril de 2018 e afastado em setembro de 2020; Orlando Rollo, presidente em exercício de setembro a dezembro de 2020; Andres Rueda, de janeiro a junho de 2021).
“Creio que foi um período de evolução do trabalho de marketing do Clube. Temos hoje o uniforme masculino completo em termos comerciais e grande atividade de ativações de patrocinadores. Uma importante carteira de clientes para servir como base para um novo trabalho. Somos hoje referência no trabalho de redes sociais. A integração deste trabalho com o marketing fez com que fosse a nossa principal expressão de marca levando um tom contemporâneo, leve, alinhado com o torcedor, um bom equilíbrio entre entregas comerciais e entretenimento.”, disse.
O executivo comentou sobre o que foi feito no programa de sócios, o Sócio Rei.
“Programa Sócio Rei foi organizado em termos de categorias, benefício e meios de pagamentos. Temos hoje empresas líderes de mercado como parceiras no sistema e venda de ingressos. Um intenso trabalho de recadastramento e limpeza da base de dados que permitiu a inédita votação online. Conseguimos perder poucos sócios durante a pandemia e prontos, com retorno do público, para um novo ciclo de melhorias, novos benefícios e crescimento.”, exaltou.
As campanhas com cunhos sociais foram exaltado por Frazão como um dos pontos altos de seu período à frente do marketing do clube.
“Adotamos posicionamentos de marca importantes como a campanha “Missão Africa”, o combate ao racismo com a campanha #TimedeBrancoedePreto que gerou uma mini série na SantosTv e o tema de nosso terceiro uniforme, o mote “O Maior Brasileiro do Mundo”, a campanha dos raios da nova coleção de uniformes, a valorização de nossas divisões de base com o selo “Meninos da Vila” e até mesmo subverter um estigma utilizado por torcidas adversários em um quadro com grande engajamento e repercussão positiva (“Asilo Tá On”). O Clube conta hoje com uma equipe com ótimos profissionais em todas as áreas do marketing e acredito que a nova gestão poderá alcançar neste próximo período novos resultados e objetivos.”, ressaltou.
Marcelo Frazão também citou a Sumup como o maior desafio na hora de fechar patrocínios para o clube.
“Toda negociação tem suas peculiaridades e perfis diferentes de interlocutores. Temos hoje na carteira desde marcas de empresas familiares até de grandes grupos multinacionais que são atendidas com o mesmo profissionalismo e cuidados. O mais importante nestes diferentes processos foi a clareza de critérios e postura propositiva de como cada marca poderia aproveitar a plataforma que o Clube oferece. Destacaria o patrocínio master com a SumUp não pela dificuldade, mas sim pela complexidade, trabalho conjunto com agência de publicidade e de marketing esportivo do cliente que gerou um ambicioso plano de ativações que já está em curso.”, exaltou.
O executivo também revelou como anda o processo de transição com o novo executivo de marketing, Rafael Soares, que chega do Sport.
“Sigo no clube até dia 18 de junho, em todo esse período tenho juntamente com o CG e equipe feito passagem dos processos, rotinas e projetos em curso. Com a escolha do novo executivo de marketing esse trabalho se intensificará para que a transição aconteça da melhor maneira possível. Aproveito para agradecer todos do clube que convivi neste período de trabalho conjunto nestes três anos e dois meses. Desejo sucesso e novas conquistas neste novo trabalho que se iniciará no departamento.”, finalizou.
Conforme apurado pelo Meu Peixão, Marcelo Frazão deixa o clube para ir à WTorre e pode vir a ser um elo entre a construtora e o Santos para que avance o estudo de viabilidade para construção da nova arena do clube.
Marcelo Frazão chegou ao Santos em abril de 2018, sob a gestão de José Carlos Peres, após passagem pelo Flamengo como Diretor de Novos Negócios. Desde sua chegada, o departamento conseguiu trazer ao clube diversos patrocínios e, hoje, o Peixe está com os espaços para exposição na camisa quase completos. Entretanto, Frazão encontrou resistência interna e política nos bastidores do clube.