O Santos e o Campeonato Brasileiro de 2021 vivem uma relação curiosa, mas que não é incomum nos arredores da Vila Belmiro.
Nos seis jogos que disputou na Vila Belmiro, o Santos venceu quatro e empatou dois (0 a 0 com Juventude e Sport), que rendem ao Peixe um aproveitamento de 77,78% na sua casa. Os números credenciam ao Santos à terceira melhor campanha como mandante no certame, atrás apenas de Fortaleza e Palmeiras, que venceram 5 jogos e empataram um em seus domínios.
Já nos outros seis jogos que atuou fora de casa, o Santos empatou dois (2 a 2 com Grêmio e Red Bull Bragantino) e perdeu quatro, com um aproveitamento de apenas 11,11%. Longe da Vila Belmiro, o Santos tem a pior campanha do Campeonato Brasileiro.
Muito mais do que os resultados, os gols marcados e sofridos também chamam a atenção.
Como mandante, o Alvinegro Praiano marcou nove gols, que viram uma média de 1,5 gol por jogo, e sofreu apenas dois, média de 0,33 gol por jogo.
Longe de seus domínios, o Peixe marcou seis gols, uma interessante média de 1 gol por jogo, mas sofreu outros 13, uma média 2,16 gol por jogo.
Chama a atenção o fato de, por conta da pandemia, não ter torcida nos estádios, o que é, sabidamente, um fator influenciador de resultados. A própria Vila Belmiro, por exemplo, apesar de ter capacidade para aproximadamente apenas 15 mil pessoas, é conhecida pela pressão que gera nos adversários.
Dito isso, fica a pergunta: o que acontece com o Santos neste (e em outros) Campeonato Brasileiro?
Décio Rangel Moreira Cavalcanti Júnior Rangel Moreira Cavalcanti Júnior
20 de julho de 2021 at 13:39
Emocional. A confiança as vezes diminui, mesmo sem Torcida. Mas parece que a coisa já está ficando mais relex.