Bastidores

O que é Tokenização? Entenda mais sobre o mecanismo apresentado ao conselho com a intenção de pagar dívidas do Santos

Na noite da última segunda-feira, (2), o Conselho Delierativo do Santos se reuniu virtualmente. Nesta reunião, foi apresentado um plano de Tokenização aos conselheiros que aprovaram a ideia. Agora, o comitê gestor santista dará continuidade com as negociações para definição da empresa parceira.

O QUE É TOKENIZAÇÃO?

A tokenização é a representação digital de um ativo que acontece por meio de um smart contract, de um bem real. Esse bem real pode ser qualquer coisa. Desde um imóvel, uma obra de arte, um título do tesouro, uma ação ou, até mesmo, uma pessoa pode ser tokenizada.

A ideia da diretoria santista é tokenizar atletas da base. Esse é um mecanismo de solidariedade da FIFA que outros clubes como Cruzeiro e Vasco também já aderiram recentemente. A iniciativa pode representar um valor de 8 a 12 milhões de Euros ao clube de forma antecipada.

Com a situação financeira difícil, o Santos consegue obtém receita imediata. Os compradores dos tokens investem nos ativos e esperam por negociações com o intuito de lucrar no futuro. Esse lucro pode ou não acontecer. Tudo depende de como será conduzia a venda do ativo, se o valor de mercado estará maior do que o investimento, entre outras questões.

DESTINO DO TOKEN

O dinheiro dos tokens já tem seu destino. A renda obtida através do mecanismo será revertida em pagamento de dívidas. O Estatuto Social do Santos proíbe que tal engenharia seja utilizada para contratações de reforços e, além disso, o comitê gestor deixou claro que a prioridade é equacionar as contas.

Inicialmente a cesta com os atletas que farão parte do pacote de tokens terá 28 atletas, mas a lista ainda não está fechada. O Santos busca algumas maneiras de conseguir receitas a médio prazo para quitar seus débitos. Já foram pagos 115 milhões em dívidas a curto prazo.

No mês de Junho, o conselho já havia aprovado o funding. A ideia desse recurso é convencer empresários santistas a ajudar em uma espécie de linha de crédito para o peixe com um banco intermediando. Esses associados vão aplicar determinado valor ao banco e em troca terão um rendimento maior, ou pelo menos igual ao que foi investido. Além disso, a instituição fará um “crédito especial” ao Santos com juros baixos. O plano está em andamento.



Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo