Futebol

Santos vence a Chapecoense e conquista sua primeira vitória fora de casa no brasileirão

O Santos venceu a Chapecoense na Arena Condá, por 1 a 0 na noite deste domingo, (1), pela décima quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

O primeiro tempo foi dominado pelo Santos no quesito posse de bola. A estratégia da equipe que jogou em casa era a de esperar o peixe falhar para buscar um contra golpe. O alvinegro, por sua vez, tentou encontrar espaços para conseguir marcar o primeiro gol, porém o último passe não saia de uma maneira que deixasse um dos jogadores do trio de ataque em condições de finalização.

O posicionamento do ataque santista, com a ausência do Marinho, foi com Lucas Braga na esquerda, Marcos Guilherme na direita e Marcos Leonardo como centroavante. Porém, na movimentação, os pontas invertiam os lados em alguns momentos. Nos primeiros minutos de jogo não aconteceu nenhuma finalização perigosa.

Sem conseguir sucesso nas jogadas de infiltrações, o peixe arriscou alguns chutes de fora da área e em uma delas levou muito perigo. Aos 10 minutos, Jean Mota pegou muito bem na bola, mas o goleiro João Paulo (da Chapecoense) fez uma belíssima defesa no cantinho direito. 

Após o bom chute de Jean Mota, o Santos manteve-se com a bola, tomando as ações do jogo, mas já não conseguia mais finalizar com perigo. Felipe Jonatan e Camacho tentaram dois chutes, porém sem grande sucesso. Aos 36 minutos, Felipe Jonatan cruzou para Madson que caiu na área, mas o árbitro não sinalizou nenhuma penalidade. Após dois minutos de análise do VAR, foi confirmado. Pênalti para o Santos.

Foto: Ivan Storti / Santos FC

Carlos Sanchez foi o responsável pela cobrança. O uruguaio bateu meia altura e João Paulo defendeu a cobrança. O VAR entrou em ação novamente e visualizou que o goleiro da Chape se adiantou e mandou voltar a cobrança. Na segunda oportunidade, Sanchez não desperdiçou. Com um belo chute de chapa no ângulo esquerdo do arqueiro, marcou seu 28° gol com a camisa do Santos.

Depois de abrir o placar, a Chapecoense saiu mais para o jogo e quase conseguiu o empate em um erro na saída de bola do Santos. Já nos acréscimos, o peixe errou e Anselmo Ramon cabeceou, mas João Paulo (do Santos) defendeu e garantiu a vitória parcial do peixe. O primeiro tempo terminou com o Santos tendo 63% de posse de bola e sete finalizações.

A segunda etapa já começou com uma mudança do Santos. Luiz Felipe sentiu um desconforto no músculo adutor da perna esquerda e deu lugar para Wagner Leonardo. O zagueiro que voltou do Náutico a pedido de Fernando Diniz teve sua primeira oportunidade depois que retornou a Vila Belmiro. 

Da mesma maneira que terminou o primeiro tempo, começou o segundo. O Santos com a bola, buscando o gol. Logo aos 4 minutos, uma linda tabela de Marcos Leonardo com Lucas Braga, por pouco resultou no segundo gol santista. O centroavante tocou para Braga que devolveu para o camisa 36 dentro da grande área. Marcos Leonardo bateu cruzado, mas a bola passou perto da trave e saiu para linha de fundo.

Após quase ampliar o placar, o peixe ainda teve mais dez minutos de intensidade, bola no pé e controle da partida. Aos 15 minutos de jogo, o treinador Jair Ventura fez duas substituições que mudou a história do confronto. Entraram Perotti e o ex-menino da Vila Geuvânio. O time da casa, a partir de então, começou a marcar com as linhas mais altas, ter a bola e comandar as ações da partida.  O Santos também substituiu, mas não surtiu efeito. Entrou Gabriel Pirani no lugar de Marcos Guilherme. 

Aos 20 minutos um verdadeiro milagre do goleiro santista, João Paulo. Fernandinho recebeu passe de Geuvânio, conduziu e bateu colocado no ângulo esquerdo, mas o arqueiro santista deu uma linda ponte e defendeu com as pontas dos dedos. A segunda grande defesa do goleiro na partida. A terceira veio logo em seguida. Aos 23 jogados, Busanello arriscou de fora da área, mas novamente João Paulo defendeu. 

Foto: Ivan Storti / Santos FC

A pressão era grande, o Santos não conseguia respirar e quase tomou o empate aos 25 minutos. Perotti foi o autor da finalização dessa vez. A bola caprichosamente bateu na trave e sobrou no pé de Wagner Leonardo que afastou o perigo para longe. A essa altura, o Santos se preocupava em se proteger de sofrer o empate mais do que conseguir voltar a ter mais a bola e marcar o segundo gol. 

Zanocelo e Bruno Marques entraram no decorrer da partida, mas também não conseguiram fazer o Santos ter mais tranquilidade. A Chapecoense, conforme foi passando o tempo, tentou chegar em cruzamentos que não surtiram muito efeito, pois João Paulo estava muito bem concentrado e interceptava todas as bolas aéreas. 

No final do jogo, os espaços começaram a aparecer para o Santos em contra golpes, mas a armação de todos não foram bem executadas. O árbitro sinalizou cinco minutos de acréscimos. A partir desse momento a proposta santista ficou clara: manter o resultado e conquistar os três pontos. A estratégia deu certo. A equipe da casa não conseguiu furar o bloqueio santista e quando conseguiu, esbarrou na ótima atuação (mais uma) do goleiro adversário.

Com o resultado, o Santos pulou do 12° lugar para a sétima colocação com 19 pontos no Campeonato Brasileiro. Foi a primeira vitória fora de casa do alvinegro nessa edição do Brasileirão. Agora as atenções se voltam novamente para a Copa do Brasil onde a situação está bem encaminhada.


OLHO NA AGENDA
O Santos volta a campo na próxima quinta-feira, (5), às 19H15 em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, contra a Juazeirense fora de casa. Na partida realizada em sua casa, o peixe goleou por 4 a 0 e pode até perder por três gols de diferença que, ainda assim, garante classificação na competição. 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo