Futebol

O camisa 9 que todos esperavam: Um pouco mais sobre Léo Baptistão, reforço apresentado e que já pode ser titular em sua estreia

Hoje, (2), o reforço Léo Baptistão foi apresentado oficialmente. O atacante usará a camiseta de número 9. Baptistão foi a contratação santista de maior impacto para os torcedores nesta janela de transferências. O jogador fez sua carreira praticamente toda em solo espanhol, com exceção a sua passagem pelo futebol chinês.

Por conta das poucas atuações no futebol nacional, muitos dos santistas não conhecem muito sobre que o Léo Baptistão pode apresentar. Em entrevista coletiva concedida na sua apresentação, Baptistão se apresentou:

“Eu me sinto bem à vontade de jogar livre na frente. Se tiver que ficar de centroavante, falso 9, aberto. Não tenho problema nenhum”, falou Baptistão.

Mesmo chegando para atuar como a referência no ataque, Baptistão não gosta muito de se fixar na área e se movimenta bastante. Durante a carreira, o jogador exerceu mais de uma função. No site Sofascore, essa versatilidade de Baptistão fica bem evidenciada. Confira nos mapas de calor abaixo:


2019

Foto: Mapa de calor SofaScore

 

2020

Foto: Mapa de calor SofaScore

 

2021

Foto: Mapa de calor SofaScore

Até por toda essa versatilidade, Baptistão gosta muito de um estilo de jogo como o que Fernando Diniz propõe. Na coletiva, o atacante falou sobre isso:

“Gosto muito do estilo dele (Fernando Diniz) porque não é um estilo normal. Eu brinco com meu pai que é sem medo de ser feliz. Jogando bola mesmo, tocando, querendo jogar futebol. É incrível. Quando falei que foi uma peça importante é porque vir para um time que tem sistema posicionado, padrãozinho 4-4-2, eu já jogava na China. Foi um grande diferencial este estilo de jogo”.

“O primeiro time que eu estive na Europa (Rayo Vallecano) tinha um estilo de jogo bem parecido com o Diniz. Toque de bola, marcação homem a homem, ir para cima, querer ficar com a posse de bola, fazer grandes jogadas. Foi o meu melhor ano na Europa. Por isso fiquei feliz de vir pro Santos, ainda mais com o Diniz”, completou.

No melhor ano de Baptistão na Europa, como citado por ele próprio, o atacante marcou 7 gols e deu 7 assistências em 29 partidas disputadas. Foi por conta dessa boa passagem no Rayo Vallecano que o Atlético de Madrid se interessou por ele. Na temporada seguinte, vestindo a camiseta dos colchoneros e também do Betis, os números foram mais modestos. Foram 33 jogos e 3 gols marcados, além de 4 assistências.

Ainda na Espanha, Léo Baptistão vestiu as camisetas do Villarreal e Espanyol. No futebol brasileiro será a primeira vez que o jogador vai ter a oportunidade de atuar profissionalmente, até por isso, havia uma dúvida sobre sua adaptação no Santos.

“A adaptação não foi muito difícil. A cidade nem preciso comentar, já conheço. Estou bem adaptado, passo minhas férias aqui na cidade, já tenho apartamento, tudo encaminhado, bem tranquilo. No clube, os jogadores sensacionais, me receberam muito bem, o corpo técnico, todo staff, incrível. Não tenho nenhuma queixa, só elogios. Eu me senti em casa desde o primeiro minuto. Estou muito feliz e ansioso para poder estrear pelo Santos”, falou Baptistão sobre como está se sentindo.

Sim, Léo Baptistão foi criado em Santos e conhece bem a cidade. Até por isso, se tornou amigo íntimo de Neymar. O fato de ser da baixada santista foi um dos fatores preponderantes para a escolha do atleta.

Foto: Ivan Storti / Santos FC

O novo 9 da Vila está relacionado para o confronto do próximo sábado, contra o Cuiaba, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Sobre as condições físicas para jogar, Baptistão disse que está ótimo e está disponível.

Eu me sinto bem à vontade de jogar livre na frente. Se tiver que ficar de centroavante, falso 9, aberto. Não tenho problema nenhum – comentou o jogador, que disse já poder atuar contra o Cuiabá, neste sábado, se for necessário.”, afirmou Léo.

A expectativa é que o atleta seja titular já em seu primeiro jogo, pois as avaliações nos treinos são muito boas.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo