O Santos, historicamente, tem uma grande dificuldade em renovar contratos de algumas das promessas de suas categorias de base. Recentemente o caso que exemplifica bem é o do Kaio Jorge. Outro jogador que também não teve acerto foi o atual artilheiro do campeonato brasileiro, Yuri Alberto (hoje no Internacional).
Mesmo em meio as dificuldades, o número de jovens que acertaram suas renovações são grandes. Segundo o presidente Andres Rueda, em entrevista exclusiva para o Portal Meu Peixão no último sábado (9), somente Marcos Leonardo ainda não firmou seu novo vínculo com o peixe, entre os jogadores que estão se destacando nos profissionais.
“Todo mundo falava que seria difícil renovar com o Sandry, conseguimos renovar com o Sandry. Todo mundo falava que seria difícil renovar com o Pirani, conseguimos renovar com o Pirani. Com muito esforço, conseguimos acertar as renovações de quase todos os jogadores que vieram da base. Agora, falta somente o Marcos Leonardo que já estamos conversando”, disse o Presidente.
Andres Rueda também falou o que, na opinião dele, é o principal erro santista nas negociações das renovações dos jogadores que sobem da base para o profissional. Para o presidente, as renovações precisam acontecer antes dos atletas terem um certo destaque no time principal.
“O jogador precisa ter seu contrato renovado antes de subir para os profissionais. Esse é um erro que sempre se cometeu. Antes de você dar o espaço para ele aparecer, você tem que renovar. Se você der o espaço, fica mais difícil e o valor fica maior. Então, esse é um erro que a gente não quer cometer”, explicou.
O último atleta que teve seu vínculo renovado com o Santos foi o volante Vinícius Balieiro. O polivalente jogador estendeu o contrato até dezembro de 2025. Antes de Balieiro, Gabriel Pirani, Sandry, Jhon e João Paulo também acertaram as suas renovações.