Bastidores

Eleito o segundo melhor do continente – Conheça Fabián Bustos, novo técnico do Santos

Na tarde da última sexta-feira (25), o Santos enfim anunciou a contratação do novo técnico da equipe principal. O escolhido foi o argentino Fabián Bustos.

Desde a saída de Carille, o foco da busca do Santos por técnicos, era um que resgatasse o DNA ofensivo da equipe, e Bustos é esse treinador.

Fabián Bustos estava no Barcelona-EQU desde 2020, e na equipe equatoriana somou 89 jogos, 23 empates, 24 derrotas, além de 131 gols marcados e 83 sofridos.

Como Bustos tinha contrato com o Barcelona de Guayaquil, o Santos precisou pagar a multa rescisória que, a princípio seria de 650 mil reais, mas como o clube devia ao treinador uma quantia, Bustos resolveu entrar em acordo com o Barcelona para que essa quantia fosse abatida o valor que ele tinha a receber. O vínculo com o Santos vai até o final de 2023, ou seja, até o fim da gestão de Andres Rueda.

Conquistas como técnico
O argentino de 52 anos, possui uma carreira consolidada como técnico, soma passagens por Delfin, Manta, Macará, Deportivo Quita e Imbabura, todos do Equador.

Na temporada de 2018/2019 conquistou o campeonato equatoriano com o Delfin, e em seguida assumiu o comando do Barcelona-EQU e foi campeão novamente, em 2020.

Em 2020 foi considerado o melhor treinador do Equador pela imprensa local e o segundo melhor do continente, pelo El País, ficando atrás apenas de Marcelo Gallardo.

Na temporada passada, o Barcelona-de Guayaquil foi semifinalista da Libertadores da América e apesar de ter sido derrotado pelo Flamengo, fez uma boa campanha, inclusive vencendo o Santos em duas partidas na fase de grupos.

O estilo de jogo
A formação mais utilizada por Bustos nos clubes é o 4-2-3-1 e 4-3-3, optando por volantes que marcam e tenham uma boa saída de bola. A saída quase sempre é realizada com uma linha de três. Os zagueiros abrem para receber, enquanto um volante recua para sair com a bola e os laterais avançam.

No sistema de Bustos, o centroavante também exerce um papel fundamental nas construções. A referência sai um pouco da área para fazer o pivô e encontrar o armador da equipe. Em algumas situações que existam lançamentos longos, é esse centroavante que vai brigar pelo alto e escorar para o meio campista mais próximo. 

Os laterais são muito importantes no ataque. Como os zagueiros abrem para começar a jogada, os laterais vão subir e ajudar também na construção pelo meio, já que os pontas ficam bem abertos em ambos os lados. 

Fabian Bustos também gosta de poder contar com um jogador criativo que tenha liberdade para se movimentar em todos os setores do campo como Darmian Diaz fazia no Barcelona-EQU. Tudo leva a crer que no Santos, esse jogador será Ricardo Goulart. 

O técnico busca o jogo ofensivo, onde as equipes costumam marcar muitos gols e sofrerem poucos, possuindo força tática. Porém, na bola parada defensiva existem alguns problemas de posicionamento e, em alguns momentos, suas equipes acabam dando muito espaço para contra-ataques.

Bustos é conhecido por realizar um bom trabalho com a base, característica essencial no Peixe, por conta dos Meninos da Vila que compõe a equipe principal, majoritariamente. Além disso, o treinador mostrou possuir um grande conhecimento sobre o mercado sul-americano o que ajudará em contratações de reforços.

O Treinador chegará no Brasil entre domingo e segunda-feira e ainda não comandará a equipe no domingo (27), na partida contra o Novorizontino, às 18:30 na Vila Belmiro.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo