Futebol

Experiência europeia, imposição física e muito mais: Conheça Maicon, a nova contratação do Santos

Crédito: Reprodução Porto FC

O Santos oficializou, nesta terça-feira (08), mais uma contratação para a temporada de 2022. Depois de uma novela envolvendo a rescisão de contrato com o Cruzeiro, o zagueiro Maicon agora é jogador do Peixe. Embora não seja uma das posições mais carentes do elenco santista, o zagueiro traz outras características que podem ser necessárias ao decorrer dos campeonatos que o Santos irá disputar.

QUEM É MAICON?

Atleta de 33 anos, Maicon é um zagueiro já rodado e experiente, com atuações em clubes europeus e passagem pelo futebol árabe. Se tornou jogador de futebol profissional após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2007. Um ano depois de ser campeão deste torneio, em 2008, foi promovido ao elenco principal. 

Sem espaço no time titular, foi emprestado para a Cabofriense e logo após para o futebol português (Nacional da Madeira). No futebol europeu, foi sondado e posteriormente contratado pelo Porto por cinco temporadas, obtendo em definitivo o jovem zagueiro. Foi no Velho Continente que foi campeão dos principais campeonatos da Liga Portuguesa. Pelo Porto, atuou na Liga dos Campeões e foi campeão da Liga Europa na temporada 2010/11. 

Contudo, ao longo das temporadas, o zagueiro não conseguiu se firmar na titularidade da equipe e esteve presente na maioria das vezes no banco de reservas. Com as concorrências de Otamendi e Rolando, poucas vezes iniciou as partidas como titular da equipe portuguesa. De 2009 até 2014, Maicon não teve nenhuma sequência como titular, sendo utilizado apenas em situações quando os titulares não tinham condições de jogo.

Reprodução Porto FC

                     Reprodução Porto FC

Foi somente na temporada 2015/16 que Maicon se tornou titular absoluto do time português. Fazendo a dupla de zaga com Marcano, teve uma boa sequência, até ser emprestado para o São Paulo em uma transferência no começo da temporada brasileira. Atuando durante e um e meio pelo clube paulista, foi titular absoluto e conseguiu estar presente nos momentos cruciais da temporada são paulina. 

No começo da temporada europeia, em 2017, foi contratado pelo Galatasaray e logo após isso, emprestado para o Al-Nassr (2020). Voltou ao futebol brasileiro nesta temporada para o clube que o formou, porém, teve seu contrato rescindido, fator que possibilitou sua chegada no litoral paulista. 

Características 

Uma das principais qualidades de Maicon é a imposição física. É um atleta forte e que usa isso à seu favor, utilizando-se desta força física para se impor frente aos seus adversários. Maicon também é caracterizado como um atleta combatido e com intensidade. Tais fatores podem ser importantes para o atual elenco santista, já que um dos principais problemas encontrados pelo novo técnico santista, Fabián Bustos. 

É um zagueiro com ótimo tempo de bola e que limita os adversários com seu bom posicionamento na grande área. Conta também com coberturas e arrancadas nos contra-ataques dos atacantes da equipe adversária. Outra característica marcante é a bola aérea. Tal fator pode ser fundamental também pois o Santos sofreu bastante na temporada passada com a bola aérea adversária. 

Além de tais características, a experiência tal seja o principal ponto no que interessa ao Peixe. A média de idade da equipe titular do Santos é de aproximadamente 24 anos. Juntamente com Ricardo Goulart, Maicon se torna como um dos mais experientes do elenco santista que briga pela titularidade.

1 Comment

1 Comment

  1. Carlos+Alberto+Valente

    8 de março de 2022 at 17:56

    Esse cara é o maior mata cobra que o Santos tá trazendo……

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo