Colunas

PRONTO PARA OUTRAS! TÔ COM SAUDADES DO SANTOS

Por: Ivan Belmudes

Sim, após um Paulistão horrível, em breve começam os principais campeonatos do país: a Copa do Brasil (com os times da Libertadores), a Copa Sulamericana (popular Sulamiranda) e o Campeonato Brasileiro. Se estou confiante? É claro! Se estou com medo de tragédias? É claro também!

O Santos é completamente imprevisível e aleatório, com certeza esse é um dos motivos de eu amar tanto esse time. Ninguém no mundo jamais pode duvidar do Santos. Quando tudo parece que vai ruir, pode ser justamente o momento da redenção e da volta por cima.

Esse time é sim um milagre. Muitos foram os incompetentes no comando do clube, seja no comando institucional, ou técnico. Mas a lógica é quase sempre desafiada na equipe de branco e preto. Aqui meninos viram reis, moleques ganham o mundo e a nobreza é preta. Temos um rei negro de camisas brancas. Que poderia fazer o que quisesse da sua vida, mas em dias de jogos do Peixe assiste e se emociona como seus súditos.

Temos uma torcida que vai para o estádio de chinelos e nesse pequeno espaço de concreto e solo sagrado menos de 20 mil assustam mais do que 65 mil no Maraca. Sabe por que? Por que a lógica, os números, a frieza da ciência não é nada diante do amor.

O futebol é passional, paixão por excelência e enquanto esse time jogar, seja lá onde eu estiver, pararei para ver. Olharei para o setor onde meu tio via o jogo comigo e verei ele lá, vibrando e provocando os adversários, verei minha avó idosa pulando no meio da Jovem como se tivesse 15 anos.

A cada gol do Santos penso nos abraços que dou nos meus irmãos, no meu pai, nos amigos que já se foram e nos que ainda virão, não é só futebol, é amor, é paixão, é impossível de medir ou explicar.

Só quem é santista entende o que é comer um pastel no João e reclamar com outros amigos corneteiros, tomar mate com limão e pedir chorinho com o copo já no fim. Sentir aquele vento de mar no alto da Vila Belmiro.

O amor por esse time é algo único que encanta, que faz sofrer, que consola nas tristezas. Ser santista é tão incerto como ser brasileiro, a única certeza que tenho antes do campeonato começar é de que eu estarei torcendo pelo Santos, onde e como ele estiver.

Que comecem logo os jogos!

 

Ivan Belmudes (jornalista com 15 anos de profissão, passagens por Record, SBT e TV Cultura, além de sócio torcedor do Santos e fanático pelo Peixe – Twitter: @Don_Belmudes)

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo