ASSOPHIS

Jogo do título que completa 20 anos foi a primeira partida assistida por crianças em projeto na Tanzânia

Uma escolinha de futebol na Tanzânia, África, ficou conhecida no Brasil em 2019 após o santista Clayton levar 170 camisas do Alvinegro Praiano para os meninos que fizeram dessas camisas do Peixe os seus uniformes de treinamento. O projeto apareceu, inclusive, em matéria no Esporte Espetacular na TV Globo. Mas as ações de Clayton não pararam por ai.

O lugar na Tanzânia onde Clayton conheceu a escolinha de futebol fica no interior e não tem muitas condições de estrutura. O santista que você pode acompanhar em seu instagram @claytontjs7 teve mais uma linda ideia que foi a construção de uma biblioteca e essa ideia se concretizou no ano de 2021. Já este ano, Clayton  levou energia elétrica para a bibliotaca. A intenção era fazer com que os alunos do projeto pudessem ter acesso a televisão para assistirem a jogos, desenhos, fizessem cursos, etc.

A energia elétrica chegou até lá através de uma vaquinha que foi promovida por Clayton e, através de um painel solar, inversor e bateria essa energia chegou pela primeira vez no local. Com o valor arrecadado pela vaquinha, ainda deu para ser comprado a televisão, o DVD, antena e receptor de TV.

Para estrear a televisão na biblioteca, um jogo em especial foi escolhido para ser transmitido para as crianças. A final do Campeonato Brasileiro de 2002 que foi vencida pelo Santos e que nesta quinta-feira (15) completa 20 anos. Para Clayton, esse foi o jogo escolhido por ser a partida mais marcante da vida dele. O professor ensinou para as crianças como torcer, pintou alguns alunis de branco e preto e eles tiveram essa experiência de ver o primeiro jogo da vida deles e um dos maiores títulos do Santos F.C.

VEJA ABAIXO VÍDEOS DAS CRIANÇAS ASSISTINDO E TORCENDO: 


O dia da transmissão do segundo jogo da final do Brasileirão de 2002 foi marcado também por uma festa de final de ano promovida para as crianças. Foi um evento muito importante, pois trata-se de um vilarejo na Tanzânia que sequer aparece no mapa e tem o nome de Lukwambe. Um dos jogos mais importantes da história do Santos foi também o primeiro jogo que crianças assistiram em toda suas vidas na Àfrica, continente que o Santos fez uma linda homenagem com o terceiro uniforme desse ano de 2022.

Para acompanhar mais sobre o projeto em Lukwambe que Clayton ajuda, basta estar sempre ligados no Instagram dele: @claytontjs7

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo