Sereias da Vila

Copa Feminina: Kleiton Lima fala com exclusividade e abre jogo sobre Cris fora da competição

Kleiton Lima fala sobre Copa do Mundo

Na última quinta-feira (20), começou a Copa do Mundo Feminina. Sediada na Nova Zelândia e na Austrália, a competição conta pela primeira vez com 32 seleções participantes e claro que o Brasil não ficaria de fora.

Percursor do futebol feminino brasileiro e atual treinador das Sereias da Vila, Kleiton Lima deu uma entrevista exclusiva ao Meu Peixão, falando sobre a alegria de ver a goleira Camila Martins ser convocada, relembrando os velhos tempos como treinador da seleção brasileira e suas expectativas para esta edição.

Confira a entrevista:

  • Não tem como não começar perguntando como foi ver a Camila sendo convocada.

Foi muito gratificante ver a Camila sendo convocada até porque foi uma atleta que quando eu cheguei ano passado nas Sereias, ela estava elencada como terceira goleira e logo nos primeiros treinos eu vi um potencial enorme naquela menina.

A convocação é mérito dela, do trabalho, do que ela fez desde quando eu cheguei e isso gerou uma alegria muito grande no grupo, porque mostra que quem trabalha com dedicação e talento, conquista a recompensa.

  • Como foi o processo da Camila para ser titular em uma final de Campeonato Paulista?

No dia a dia ela foi ganhando espaço, eu fui dando atenção, teve um pouco do meu olhar mais clinico e experiente. Eu a vi com um baita potencial de ser titular e falei pra ela que eu ainda iria oportunizar uma chance para ela no decorrer do ano e no final do ano eu consegui dar uma oportunidade, ela abraçou, conquistou minha confiança e terminou o ano fazendo a final do paulista como titular.

 Esse ano começamos mantendo-a na equipe e vimos um crescimento muito grande. Aí começamos a passar informações para as comissões da seleção brasileira, que me perguntaram bastante. E assim aconteceu, se tonou titular e acabou sendo convocada.  

  • Você tem passagens pela seleção, sabe como é difícil convocar, acha que no geral, a Pia fez uma boa convocação?

Então, eu fiz duas Copas do Mundo, uma como treinador da seleção sub vinte e uma outra como treinador da seleção profissional em 2011. Eu sei o quanto é difícil convocar, né? Ainda mais a seleção brasileira, porque às vezes aparecem ótimos nomes, mas você tem um número restrito para levar para o mundial.

Nesse momento precisa ter atenção na composição, no planejamento do elenco pra disputar uma Copa do Mundo…é muito é complexo, né? Você tem que a analisar e avaliar em todos os aspectos: físico, técnico, tático, emocional, a experiência, um modelo de jogo, as variações…

Então acho que a Pia deve ter ficado antenada o tempo todo e convocou as atletas que realmente tiveram destaque em cada posição e eu acredito que ela tenha feito as escolhas mediante a esses critérios que eu falei, e claro atletas que passaram confiança e que estariam aptas para disputar uma Copa do Mundo.

  • Nomes novos apareceram, muita gente ficou surpresa com alguns e outros nem tanto… Você já esperava a maioria dos nomes?

Como eu falei na resposta anterior vem muito pela confiança que ela tem nessas jogadoras, né? Então é muito complexo você fazer uma avaliação, se a convocação foi perfeita. É muito subjetivo isso, depende muito daquilo que ela quer como característica de time, modelo de jogo, variações.

Acho que a grande maioria eu concordo. Alguns nomes também eu acho que  ficaram para trás, outros foram algumas surpresas, mas como eu falei tudo faz parte de um processo de avaliação.

  • Não tem como não falar da Cristiane, muita gente pede e a Pia não convocou mais uma vez, como você enxerga ela fora da seleção?

A Cris é uma atleta que sem dúvida alguma poderia estar lá, né? É uma atleta que tem todos os requisitos: físico, técnico, tático, tá num grande momento, além do aspecto emocional, já que é uma jogadora muito experiente. Ela tem liderança e é uma jogadora que impõe muito respeito para os adversários.

Acredito que a Cris é uma jogadora que hoje, sobre o meu comando no Santos, é uma das que ficaram de fora, mas que poderiam tranquilamente estar nessa disputa de mais uma Copa do Mundo. Até por conta do momento que ela vem vivendo, a performance altíssima, com muitos gols e bem cuidada na parte física.

Ela também tem características próprias como uma centroavante, como uma jogadora que é uma das mais requintadas. Ela com certeza poderia estar nessa seleção, além de ter uma bola aérea impressionante, ela tem um arremate de cabeça que são poucas as jogadoras eu vejo… que eu trabalhei.. que eu conheço que tem esse recurso que ela tem.

  • Tem alguma dica que você daria para a Pia?

Não tenho nenhuma. Ela já tem experiência em Copa do Mundo, já comandou outras seleções, a própria seleção brasileira está nesse ciclo com ela há muito tempo. O desejo é que ela faça uma grande Copa, ela vai ter toda a nossa torcida aqui.

  • Está confiante na nossa seleção atual?

Eu tenho confiança sim na seleção. Acredito que o momento ajuda, já que o futebol feminino brasileiro vem atravessando com muito mais organização, com muito mais respaldo e estrutura. O investimento ainda está atrás dos Estados Unidos, de Alemanha, de Inglaterra, talvez da França e de alguns outros países onde a modalidade seja culturalmente mais forte, mas eu vejo que o Brasil na parte técnica se iguala em uma Copa do Mundo.

Eu acho que a gente tem potencial para buscar esse título mundial que já está na hora de vir para o nosso país, porque essas meninas são maravilhosas, merecem muito… são guerreiras demais.

Eu não tenho dúvida que o Brasil será muito bem representado e a gente fará uma Copa do Mundo que vai ganhar o respeito e admiração de todo o povo.

 

 

 

 

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo