Santista na Voz

Santista na Voz: Covardia & Angústia

Refletindo acerca do momento do clube nestes últimos anos, é difícil saber por onde iniciar este texto, principalmente em virtude do momento vergonhoso dentro e fora de campo.

Nos últimos anos, o lema da torcida santista, embalada pela geração Neymar Jr e PH Ganso, foi “Ousadia & Alegria”. Falar desta geração magnífica, uma das maiores da história do clube, é “chover no molhado”.

Todavia, de lá para cá vimos o clube em situações caóticas dentro e fora dos gramados, principalmente em decorrência de salários atrasados, jogadores buscando liminares na Justiça do Trabalho para encerrar seus vínculos trabalhistas e transfer bans da FIFA.

Como não se lembrar do início turbulento da temporada de 2015? Havíamos perdido Aranha, Arouca, Eugênio Mena, Edu Dracena e muitos outros, sendo os três primeiros de maneira inesperada. Com um elenco recheado de promessas, o Santos foi um dos melhores clubes do país naquela temporada, tendo vencido o Paulistão e ficado com o vice da Copa do Brasil, perdendo este último para si mesmo.

A equipe de 2015 jogava um futebol para frente, aparentava ao torcedor ser um elenco fechado e com uma só meta: vencer. Como não se recordar do lema daquele Paulistão, “levanta e anda”? O torcedor abraçou seu time e eles jogaram aquele Paulistão com garra, demonstrando compreenderem o respeito que uma camisa centenária como a do Peixe merecia.

Na gestão seguinte, as notícias de atrasos de salários recheavam a mídia e o tão temido transfer ban da FIFA veio. O torcedor se assustou, pois nada similar havia acontecido anteriormente. Porém, apesar das críticas ao trabalho realizado fora de campo, dentro de campo era uma equipe que tinha lampejos.

Dentro de campo, a campanha no vice-campeonato do Brasileirão de 2019, perdendo para aquele fantástico Flamengo, demonstrou uma equipe que jogava bonito. Em qualquer outra temporada de “pontos corridos”, aquela equipe teria sido campeã. E, por fim, a campanha na Copa Libertadores da América de 2020, com grandes partidas.

Oras, como uma equipe com salários atrasados, proibida de contratar, desempenhava um futebol tão vistoso como a de 2020 e a atual, que não vive esse ambiente caótico extracampo, luta para não cair no Paulistão?

A torcida cansou! Vexames em 2021, 2022 e 2023! Quantas vezes este portal citou os recordes negativos que foram quebrados? Quantas vezes este portal citou os altos custos em contratações sem retorno dentro de campo? Mas, caso você não se recorde ou não tenha lido essas matérias, pode ler alguns exemplos clicando aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Posso afirmar, como torcedor, que acompanha o Santos há 22 anos: nunca vi um time tão covarde e medíocre dentro de campo! Nem mesmo o pífio Santos de 2008 era tão vergonhoso quanto essa equipe! Esse time envergonha as cores do Santos dentro de campo!

Vou iniciar pelo “capitão” da equipe, nosso goleiro. Coloquei a palavra capitão entre aspas, pois muitos não o enxergam como um líder e com a postura que é esperado de um capitão do Santos Futebol Clube. A torcida cansou de entrevistas na beira do gramado, falando o que todos já sabem. Mas, cito um exemplo, de um dos maiores goleiros que vi com a camisa do Santos, no vídeo abaixo, se comportando como um verdadeiro líder:

Um verdadeiro líder chama a responsabilidade. Não dá desculpas, ele trabalha para resolver o problema. E é isso que a torcida espera de um líder e, principalmente, do seu capitão. O “Z” nesta faixa não veio por mera estética.

O setor defensivo é uma vergonha, com atletas aparentando estarem totalmente desordenados! E o resultado desse péssimo setor defensivo é aterrador, principalmente quando o investimento foi este para essa temporada de 2023: “Terceira pior defesa do Brasileirão, Santos gastou quase 50 milhões de reais em jogadores defensivos”.

O meio de campo é o setor que mais preocupa o torcedor do Peixe, principalmente na questão da criação. Nosso criador de jogadas é o Lucas Lima, que retornou ao clube após tantas polêmicas; todavia, dentro de campo, não está entre os piores desempenhos do elenco, mas claramente não é aquele meia veloz e preciso como foi há alguns anos.

Passando ao ataque, o que seria de nós sem Marcos Leonardo? Mesmo com Marcos Leonardo, um dos maiores artilheiros Sub-20 do mundo na atualidade, a realidade é essa: “DNA ofensivo? Até o momento, Santos de 2023 tem pior ataque do século 21; veja o resultado de cada ano”.

Claramente, faltam peças de qualidade, e muitas! Porém, faço um questionamento, seria esse elenco tão ruim ao ponto de lutar para não ser rebaixado no Paulistão de 2023? Perder para América-MG, Cuiabá, RB Bragantino e Cruzeiro? No papel, o elenco do Santos não é inferior a NENHUMA destas equipes!

O que ocorre no dia a dia do Santos para resultados tão medíocres e vergonhosos dentro de campo? Falta de estrutura? Salários, luvas ou premiações atrasadas? Falta de profissionais capacitados no entorno do futebol masculino? Falta de diálogo ou relação desgastada com diretoria? Enfim, não sabemos, mas sabemos que o futebol desempenhado é medíocre, digno de Série B!

O lema deste time deveria ser “Covardia & Angústia”, pois é um time covarde dentro de campo e só trouxe angústia ao torcedor santista nesses últimos 3 anos e meio.

Acerca do comandante máximo deste clube, se estivesse no seu lugar, com os resultados dentro de campo, me sentiria envergonhado e renunciaria! Sentiria vergonha de me dirigir a um torcedor santista, sabendo os resultados alcançados por minha gestão no futebol masculino, em um clube centenário e importante como o Santos Futebol Clube!

Ademais, voltando ao plantel, este elenco não merece a torcida que tem! Uma torcida que sai de casa, deixa seus afazeres e obrigações, se dirige ao aeroporto, faz corredor de fogo, canta e vibra! Não é essa a torcida que esse grupo merece, salvo algumas exceções, pois de fato há profissionais que demonstram garra e vontade; não citarei exemplos, para não ser injusto com algum deles.

Por fim, finalizo com as palavras do treinador tricampeão da Libertadores pelo Santos, acerca de trabalho motivacional com atletas profissionais de uma equipe grande. Reflitam:

https://www.youtube.com/watch?v=OjMlZhss6dM

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo