O mês de outubro é um mês muito feliz para o torcedor alvinegro. Neste dia, há 61 anos, o Peixe conquistava o mundo pela primeira vez. Com show de Pelé, que marcou 3 gols, o Santos venceu o Benfica de Eusébio por 5 a 2, em Lisboa, no segundo jogo do confronto. Além do hat-trick do Rei, Pepe e Coutinho também marcaram. Já pelo lado dos “Encarnados”, Eusébio e Santana anotaram os gols.
Time diferente
Lula, treinador do Santos, fez mudanças de “última hora” que pegou todos de surpresa. Ao invés de começar a partida com o meia Mengálvio – um dos melhores do time -, Lula colocou Lima. Já no lugar de Lima, o treinador optou por Olavo Martins na lateral pelo lado direito. O time titular do confronto foi: Gilmar; Olavo, Mauro e Dalmo; Calvet e Zito; Dorval, Lima, Coutinho, Pelé e Pepe.
Primeiro jogo da final
A primeira partida da final do mundial, disputada no Maracanã, também teve resultado positivo para o Santos. Com dois gols de Pelé e um de Coutinho, o Peixe venceu os portugueses por 3 a 2. Santana fez os gols do Benfica. Naquela época, diferente de hoje, a final era disputada em dois jogos.
![](https://i0.wp.com/meupeixao.com.br/wp-content/uploads/2023/10/IMG_8135.webp?resize=201%2C300&ssl=1)
Página da época que destacava o primeiro título mundial do Alvinegro da Vila. Foto: Acervo Estadão
Ano de ouro para o Santos
O ano de 1962 foi de muita alegria para todos os santistas. Além do mundial, o Peixe de Rei Pelé e companhia conquistou Paulistão, Brasileiro e Libertadores.
![](https://meupeixao.com.br/wp-content/uploads/2023/12/logo-mp-2024-barrademenu-02.png)