Política

Conselho homologa Comissão do Estatuto

Confira os membros da Comissão do Estatuto do Conselho Deliberativo do Santos FC par ao triênio 2024 a 2026.

Na reunião desta segunda (15), o Conselho Deliberativo (CD) do Santos Futebol Clube homologou os nomes escolhidos pela Mesa Diretiva do CD para compor as duas comissões permanentes do egrégio órgão: Comissão do Estatuto (CE) e a Comissão de Inquérito e Sindicância (CIS). A Mesa Diretiva do CD é Presidida pelo Desembargador do Tribunal de Justiça Dr. Fernando Reverendo Vidal Akaoui, e tem como membros Roberto Barroso Filho (1º Vice Presidente), Osvaldo Nico Gonçalves (2º Vice Presidente), Tiago Vallejo Marsaioli (1º Secretário) e Marcelo Afonso Prado (2º secretário).

Comissão do Estatuto
As atribuições da Comissão do Estatuto segundo o Parágrafo 46 do Regimento Interno do CD são:

Apresentar propostas de alteração Estatuto Social do SANTOS e ao Regimento Interno do Conselho Deliberativo, bem como emendas a proposituras em curso;

Relatar ao Plenário qualquer proposta de alteração apresentada ou emendas relacionadas a proposta de alteração estatutária, desde que observadas as disposições do Regimento Interno, emitindo seu parecer a respeito;

Emitir parecer sobre a sua interpretação nos casos em que são omissos o Estatuto Social ou o Regimento Interno, quando solicitado pelo Presidente do Conselho Deliberativo, pela Mesa deste órgão ou a requerimento de, pelo menos, 30 (trinta) membros do Conselho Deliberativo;

Emitir parecer sobre a constitucionalidade, legalidade, juridicidade e compatibilidade de qualquer propositura ou questão em discussão ou apreciação pelo Conselho Deliberativo com o Estatuto Social ou com o Regimento Interno, sempre que solicitado pelo Presidente ou pela Mesa deste órgão, ou a requerimento de qualquer membro do Conselho Deliberativo;

Decidir, em segundo grau, os recursos interpostos das decisões do Presidente em questões de ordem suscitadas em Plenário. Em caso de provimento do recurso e não concordando com essa decisão o órgão recorrido, será a questão submetida ao Plenário para julgamento definitivo;

E solicitar ao Presidente do Conselho Deliberativo, sempre que julgar necessário, a contratação de serviços externos auxiliares ao cumprimento de suas funções.

Membros da CE

Os escolhidos para compor a Comissão do Estatuto são:

CELSO PIRES – Presidente
O representante comercial Antonio Celso Pires Gonçalves (foto) será o Presidente da Comissão do Estatuto. Conselheiro com vários mandatos, eleito em chapas lideradas por Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro (LAOR), Fernando Silva, Modesto Roma Jr e Marcelo Teixeira, o popular Celso Pires, já ocupou diversos cargos no clube. Foi diretor voluntário da subsede em São Paulo durante a gestão de Modesto Roma Júnior. Foi o principal articulador da fundação da Embaixada do Santos em São Paulo em 2017. Foi Presidente da Associação Resgate Santista, principal partido da aliança que elegeu LAOR em 2009 e 2011. Foi coordenador de campanha de Fernando Silva (eleições de 2014), LAOR (eleições de 2011) e coordenador das campanhas em SP de Modesto Roma Jr (2017), Daniel Curi (2020) e Marcelo Teixeira (2023). Como conselheiro no triênio de 2015 a 2017 processou o Santos FC devido ao procedimento de votação do Conselho nas contas de 2015. Pires entendia que ex-membros do Comitê de Gestão não deveriam votar suas próprias contas (como ocorreu no caso com José Renato Quaresma, Rodrigo Marino, Lourenço Lopes e César Corrêa da Costa) e que os membros da Mesa do CD foram impedidos de votar. A Justiça não deu prosseguimento a tese de Pires. Participou ativamente de grupos de discussão das mudanças estatutárias nos mandatos de 2015 a 2017 (Fernand Bonavides) e 2018 a 2020 (Marcelo Teixeira) no Conselho.

VIDAL SION NETO – Relator
Conselheiro Efetivo há muitos anos, Vidal Sion Neto (foto) é neto de Vidal Behor Sion, que dá nome ao Salão do Conselho Deliberativo. Seu pai José Vidal Sion é um lendário dirigente do Judô brasileiro e foi Diretor de Esportes do Clube. Advogado militante em Santos, Vidal já participou de todas as comissões permanentes do egrégio Conselho Deliberativo como Presidente ou relator em diversos mandatos. Única posição que nunca ocupou foi o Conselho ou Comissão Fiscal. Foi 1º Secretário da Mesa do Conselho no Biênio de 2006 e 2007, quando Florival Amado Barletta presidia o Conselho pela segunda vez. Foi Presidente da Comissão de Inquérito e Sindicância em 2020 e, conduziu o relatório que culminou no Impeachment do ex-presidente José Carlos Peres, o primeiro presidente de clube afastado no Brasil com base na nova lei do Profut. Em 2023 completa 38 anos de atuação no CD. É por essa vasta experiência que ele foi indicado a Relator da Comissão do Estatuto neste triênio. Também presidiu o Conselho e a Diretoria do Clube Internacional de Regatas de Santos.

DÉBORA VARGA VAZ
Conselheira em seu segundo mandato (Foi eleita no triênio 2018 a 2020 na Chapa de José Carlos Peres), a advogada Débora Varga Vaz (foto) foi escolhida membro da Comissão do Estatuto. Colunista do Portal Meu Peixão, Débora integra o partido “Nação Santista”, cuja maior liderança é Milton Teixeira Filho. Tida como legalista e fã de Futebol Feminino, Débora irá contribuir com a demanda feminina no Conselho e ainda com seu vasto conhecimento jurídico.

HALAN LENO BORGES
Conselheiro eleito em seu terceiro mandato (Foi eleito no triênio 2018 a 2020 na Chapa de José Carlos Peres e no triênio 2021 a 2023 na Chapa de Andres Rueda), o empresário do setor de Tecnologia, Halan Leno Borges (foto) , foi uma escolha pessoal de Celso Pires para compor a Comissão do Estatuto. Diante de seus conhecimentos tecnológicos, pode colaborar muito para agilizar os trabalhos de alterações estatutárias. Leno Borges já ocupou cargos de liderança executiva em multinacionais de tecnologia, com 29 anos de experencia, responsável por operações nos EUA, Argentina, Espanha e México. Formado em Processamentos de Dados, graduado em Administração de Empresas com ênfase em Gestão da Tecnologia da Informação com MBA em Inovação, Tecnologia e Gestão do Conhecimento pela (FIA/USP) com extensão em Bentley University em Massachusetts USA. Fundador da Eduka7 e Grupo DEO-IT, empresas de tecnologias focadas em serviços gerenciados de segurança cibernética e no desenvolvimento humano e formação profissionais de tecnologia, é também Diretor Administrativo e de Inovação do Cento Assistencial de Motivação Profissional de Pinheiros (Camp Pinheiros),  entidade social com 45 anos de fundação que formou mais de +47 mil jovens aprendizes na Grande São Paulo, também é Past President do Rotary Club de São Paulo Jardim das Bandeiras Alto de Pinheiros ano rotário 2020-2021, Governador Assistente do Distrito 4563 responsável por 9 clubes do Distrito, líder de projetos humanitários de grande destaque nacional e internacional. Vice Superintendente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) Distrital Pinheiros onde atua no desenvolvimento de iniciativas empresariais da região e membro consultivo do comitê de educação da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC).

LEANDRO MATSUMOTA
Conselheiro eleito em seu segundo mandato (Foi eleito no triênio 2021 a 2023 na Chapa de Andres Rueda), o advogado Leandro Matsumota é um dos principais conhecedores do processo de elaboração de Estatutos na Baixada Santista. Também é Especialista na Lei de Licitações e em Direito Público. É Sócio da Matsumota Sociedade de Advocacia.  Atualmente é Diretor Secretário da Câmara de Vereadores de São Vicente, cargo que ocupa desde 2021. Em 2020 ocupou o mesmo cargo na Câmara de Vereadores de Cubatão. Foi Executivo do Jurídico do Santos FC na gestão de Orlando Rollo (2020).

Já ocupou cargos públicos no Governo do Estado (Diretor de Juventude), Prefeitura de São Vicente (Secretário Adjunto de Governo e Assessor Legislativo), Prefeitura de Guarujá (Secretário de Governo, Advogado Geral do Município e Coordenador de Juventude). É professor de Direito nos cursos da Escola Paulista de Direito, Universidade São Judas/Unimonte, Complexo Damásio de Jesus e Proordem. Deu aulas também na ESAMC Santos, Unaerp, no Exord, Instituto Educacional do Estado de SP, Portal dos Concursos, e Curso Preparatorius e palestras na Universidade de Lisboa. Foi colunista jurídico do Jornal DCI. Matsumota também foi um nadador campeão da Universidade Santa Cecília. Sua indicação para a Comissão do Estatuto partiu do grupo político Terceira Via Santista, presidido por Wilber Gadi.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo