Nesta terça-feira (27), o Santos anunciou a contratação do goleiro Gabriel Brazão. Formado nas categorias de base do Cruzeiro, o atleta de 23 anos chega ao clube santista após rescindir, de maneira amigável, seu contrato com a Inter de Milão.
Diferentemente do titular da posição, que nunca teve status de promessa, o novo reforço sempre foi visto como um dos goleiros com maior potencial da sua geração e acumula passagens por todas as seleções de base, além de possuir no currículo uma convocação para seleção principal, em 2018.
Na Europa desde 2019, o arqueiro teve passagens por Parma (ITA), Internazionale (ITA), Albacete (ESP), Real Oviedo (ESP), SPAL (ITA) e Ternana (ITA), além de um empréstimo para o Cruzeiro em 2022, tendo disputado 11 partidas neste período.
Com os mesmos 23 anos, João Paulo era o 3° reserva do Peixe, atrás de Vanderlei e Vladimir, e havia disputado uma única partida pela equipe principal. Apenas em 2020, após a saída de Everson e uma lesão de Vladimir, o atual titular e ex-capitão do Santos passou a ter minutagem.
DISPUTA POR POSIÇÃO
Após o rebaixamento, João Paulo ainda precisa conviver com a desconfiança de uma parte da torcida por conta de algumas falhas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro de 2023.
Gabriel, além de possuir mais partidas com a mesma faixa etária, carrega consigo a condição de ter sido tratado a carreira toda como promessa, uma convocação para a seleção principal e ainda ter pouca idade, podendo evoluir e buscar o posto de titular.