Futebol

Para vencer traumas recentes, Santos enfrenta o Palmeiras na final do Paulistão

(Imagem: Raul Baretta/ Santos FC)

Santos e Palmeiras se enfrentam neste domingo (31), na Vila Belmiro, às 18h (de Brasilia), pela final do Campeonato Paulista.

Santos x Palmeiras 31/03 (domingo) – 18h (Vila Belmiro)

Transmissão: Record TV (TV aberta), Cazé TV (Youtube), MAX e Paulistão Play (streamings)

Nove anos depois e em momentos opostos, as equipes se encontram novamente em uma final de estadual.

 

CONFRONTO DA PRIMEIRA FASE

Santos e Palmeiras se enfrentaram ainda na primeira fase do Paulistão (Foto: Raul Baretta/ Santos FC)

Em janeiro, Santos e Palmeiras disputaram o primeiro clássico da temporada, em partida válida pela 3ª rodada do Paulistão. Com o placar de 2 a 1 o Verdão saiu vitorioso do confronto. Raphael Veiga e Flaco López anotaram os gols palmeirenses e Otero descontou para o Peixe.

A equipe alviverde foi superior durante os 90 minutos e gerou muitas dificuldades ao Santos quando subiu a pressão e diminuiu os espaços.

 

E COMO JOGA O VERDÃO?

Estruturalmente, a equipe tem se posicionado no 1-4-4-2 ou 1-4-2-3-1. Configuração que se altera nos momentos com bola e sem bola.

 

Na fase ofensiva, o Palmeiras opta por realizar sua saída de bola com 3 jogadores, mantendo um dos laterais entre os zagueiros. O lateral direito Marcos Rocha é quem fica encarregado de exercer essa função. Mais a frente, se movimentando nas costas da primeira linha de pressão adversária, ficam Aníbal Moreno e Zé Rafael, centralizando as ações de construção da equipe e encontrando passes por dentro.

Quando chega no terço final, a equipe palmeirense costuma ocupar o setor com 5 jogadores (Mayke, Endrick, F.López, Veiga e Piquerez), com a intenção de gerar superioridade numérica contra linhas de 4 defensivas. Mayke e Piquerez são os responsáveis por gerar amplitude ofensiva e “alargar” o campo para espaçar defesa adversária, criando espaços para infiltrações de Endrick, López, Veiga e Zé Rafael.

As principais chances de gol são criadas a partir de cruzamentos na área e bola parada. Por ocupar muito bem os corredores laterais, muitas das jogadas ofensivas do Verdão são finalizadas com cruzamentos na área para movimentos de desmarque dos atacantes. Nas bolas paradas a equipe leva muito perigo com as movimentações de seus zagueiros, que costumam marcar muitos gols nessas situações.

 

Defendendo, o time de Abel Ferreira pressiona alto a saída de bola adversária, direcionando o passe dos defensores para o lado mais fraco ou forçando uma bola longa. A equipe não abdica de pressionar seu adversário e dificultar as ações dos jogadores que estão no setor da bola.

Se ofensivamente a equipe se destaca por seu jogo aéreo, defensivamente tem demonstrados dificuldades em vencer duelos aéreos e tomando a maioria de seus gols em lances de bola parada.

 

O ARTILHEIRO E A JÓIA

(Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

O sistema defensivo de Fabio Carille vai precisar de atenção redobrada com a dupla de ataque palmeirense. Flaco López é o artilheiro do paulistão com 10 gols (1 deles contra o Santos) e vive sua melhor fase com a camisa alviverde.

Já o garoto Endrick, que ainda não marcou contra o Peixe e é dúvida para primeira partida da final, segue em franca evolução e cada vez mais decisivo. Nas últimas 3 partidas a cria da base palmeirense marcou 3 gols (2 pela Seleção Brasileira e 1 pelo Palmeiras).

 

NÚMEROS DO ALVIVERDE NO PAULISTÃO

Com a melhor campanha da primeira fase, o Palmeiras chega invicto para a final do Campeonato Paulista.

14 partidas

10V 4E 0D

26 gols marcados (média de 1,9 gol marcados por partida)

2,6 grandes chances de gol por partida

15,7 finalizações por partida

5,4 finalizações no gol por partida

10 gols sofridos (média de 0,7 gol sofridos por partida)

06 partidas sem sofrer gols

(Fonte: Sofascore)

 

ABEL COMENTOU SOBRE O SANTOS

(Foto: Palmeiras/Divulgação)

Na entrevista coletiva da Final do Paulistão, que aconteceu na última sexta-feira (29), o treinador palmeirense exaltou a campanha do Santos no Paulistão. Na opinião do português, as duas melhores equipes vão disputar a final do estadual.

“Dar os parabéns pela campanha que fizeram. Acho que o futebol foi justo, porque as duas melhores campanhas vão disputar a final. Nem sempre isso acontece, mas dessa vez aconteceu”, complementou.

Além de avaliar o trabalho feito por Fábio Carille, Abel foi honesto e afirmou que quando era mais novo, ouvia falar mais do Santos.

“São dois clubes com muita história, o Santos tem uma história imensa. Para ser muito sincero e humilde, quando eu era pequeno ouvia mais sobre o Santos do que o Palmeiras, por causa do Pelé”, disse o treinador.

 

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Provável escalação do Santos

Provável escalação do Palmeiras

 

FINAL EQUILIBRADA

A decisão do Paulistão 2024, disputada em dois jogos, ficará marcada pela terceira vez em que Santos e Palmeiras se enfrentam em uma final de estadual. Nas duas primeiras ocasiões o duelo teve 1 vitória para o lado alviverde e outra para o lado alvinegro.

Em 1959, foi disputada a primeira final da história do Clássico da Saudade, que acabou com título e vitória palmeirense por 2 a 1. Em 2015, as equipes voltaram a se enfrentar, mas dessa vez o título ficou na baixada santista após vitória nos pênaltis.

 

FATOR CARILLE  

O treinador santista conta com excelente retrospecto contra o Palmeiras. Nas 11 oportunidades que enfrentou o rival deste domingo, venceu sete, empatou uma e perdeu três. Confira o retrospecto:

22/02/2017 – Corinthians 1 x 0 Palmeiras – Campeonato Paulista (V)

12/07/2017 – Palmeiras 0 x 2 Corinthians – Campeonato Brasileiro (V)

05/11/2017 – Corinthians 3 x 2 Palmeiras – Campeonato Brasileiro (V)

24/02/2018 – Corinthians 2 x 0 Palmeiras – Campeonato Paulista (V)

31/03/2018 – Corinthians 0 x 1 Palmeiras – Campeonato Paulista (D)

08/04/2018 – Palmeiras 0 (3)x(4) 1 Corinthians – Campeonato Paulista (V)

13/05/2018 – Corinthians 1 x 0 Palmeiras – Campeonato Brasileiro (V)

02/02/2019 – Palmeiras 0 x 1 Corinthians – Campeonato Paulista (V)

04/08/2019 – Corinthians 1 x 1 Palmeiras – Campeonato Brasileiro (E)

04/11/2021 – Santos 0 x 2 Palmeiras – Campeonato Brasileiro (D)

28/01/2024 – Palmeiras 2 x 1 Santos – Campeonato Paulista (D)

 

VOLTA DO BALEIÃO

Querido pela torcida, o ônibus personalizado do Santos, popularmente batizado de Baleião, deve retornar as ruas e ser uma das atrações para final.

O sumiço recente, ainda na gestão de Andres Rueda, por conta da não renovação de contrato com a empresa que cedia o ônibus, deixou boa parte da torcida frustrada com a falta de um veículo personalizado que gerasse identidade com o clube.

 

PRESENÇA ILUSTRE

Neymar pode voltar a Vila na final (Foto: Raul Baretta/ Santos FC)

O Santos postou um enigma em suas redes sociais, questionando seu torcedor sobre qual atleta entraria com o troféu do Campeonato Paulista antes do início da partida na Vila Belmiro.

Existem boas chances de que o atleta a entrar com a taça seja Neymar Jr. O ídolo santista, que voltou a se aproximar de seu clube de coração e tem boa relação com a nova diretoria, já assistiu o clássico contra o Corinthians nessa temporada e seria um complemento para a festa que o clube planeja realizar na primeira partida da final.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo