Na noite deste domingo (31) o Santos venceu o Palmeiras na Vila Belmiro por 1 a 0, no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista. O gol foi marcado por Otero e teve assistência de Guilherme.
Com a vitória, o Santos está a um empate do título paulista no jogo de volta, no Allianz Parque, às 18h do próximo domingo (7). O Palmeiras precisa de uma vitória por dois gols de diferença para ser campeão, se vencer por 1 a 0, o jogo é decidido nos pênaltis.
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo na Vila foi de muita pressão santista, obrigando o Palmeiras a se defender. A primeira chance clara do jogo foi aos quatro minutos quando Endrick deu ótimo passe para Flaco López que ficou cara a cara com João Paulo e o goleiro santista defendeu. A partir desse momento, o Santos dominou a primeira etapa.
A primeira oportunidade do Peixe foi aos sete minutos, em chute de fora da área de Joaquim, defendido por Weverton. Na sequência, aos 13 minutos, Guilherme chutou rasteiro e a bola passou raspando na trave. Contando com o embalo da torcida, o alvinegro praiano seguiu pressionando o adversário e aos 17 minutos, em cobrança de falta na entrada da área por Otero, Weverton fez boa defesa.
Aos 27 minutos, Guilherme recebeu bom passe de Furch e chutou, porém o goleiro alviverde defendeu novamente. Aos 33 minutos, novamente Guilherme chutou e o goleiro adversário defendeu.
O primeiro tempo terminou empatado. O destaque santista individual foi Guilherme, que levou a melhor pra cima de Marcos Rocha e teve várias boas chances.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou da mesma forma que terminou o primeiro: com pressão do Santos. A pressão deu resultado e aos dois minutos, Guilherme fez ótima jogada pela esquerda, passou por Marcos Rocha e cruzou para o meio da pequena área, Otero apareceu entre três marcadores alviverdes, cabeceou e fez 1 a 0 para o Peixe.
O gol deu uma confiança a mais para o Santos, que se manteve no ataque, porém, sem muita efetividade. Aos 14 minutos, o alvinegro quase ampliou o placar. Após cruzamento pela direita, a bola sobrou para Guilherme, que parou em Weverton, novamente.
A partir dos 20 minutos, o Palmeiras começou a pressionar a equipe do técnico Fábio Carille, levando perigo em várias oportunidades, mas todas pararam em João Paulo, que estava em uma noite inspirada e fez defesas espetaculares.
O Santos conseguiu outro feito nessa vitória, tirou a invencibilidade do time comandado por Abel Ferreira, que pelo terceiro ano consecutivo, larga atrás no placar na decisão – nos dois anteriores, conseguiu reverter.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 1 x 0 Palmeiras – Jogo de ida da final do Paulistão Sicredi 2024
Data: 31 de março de 2024
Horário: 18h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Fabrini Bevilaqua Costa
Quarto árbitro: Lucas Canetto Bellote
VAR: Daiane Muniz dos Santos
Gols: Otero, aos 2’/2ºT (1-0)
Cartões amarelos: João Schmidt, Aderlan e Morelos (SAN) e Zé Rafael e Estevão (PAL)
Santos: João Paulo; JP Chermont (Aderlan), Gil, Joaquim e Felipe Jonatan; João Schmidt (Tomás Rincón), Diego Pituca e Giuliano; Otero (Pedrinho), Guilherme (Cazares) e Julio Furch (Morelos). Técnico: Fábio Carille
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Luan e Piquerez (Vandelan); Aníbal Moreno, Zé Rafael (Richard Ríos), Raphael Veiga e Mayke (Estevão); Endrick (Lázaro) e Flaco López (Rony). Técnico: Abel Ferreira
Público: 15.946
Renda: R$ 1.075.330,00