Futebol

A saída do Cuca significa o fim do derrotismo?

A temporada de 2020 está a poucos jogos do fim, mas a nova gestão, presidida por Andres Rueda, está à todo vapor atrás de um novo nome que irá substituir o técnico Cuca.

Cuca. Um dos treinadores mais conhecidos do país, está prestes a deixar pela terceira vez o Santos Futebol Clube. Não é um técnico de muitos títulos, no Santos, nenhum, mas sem dúvidas, ele tem um estilo de jogo que chama a atenção.

Apelidado carinhosamente como Cucabol, o comando dele tem o foco na organização e, principalmente, nas contratações. Ele com certeza é um técnico que tem a visão exata de qual jogador colocar ou contratar para cada posição.

No Santos não foi diferente, principalmente na temporada de 2020. Mesmo sem levantar nenhuma taça, Cuca elevou o time a patamares que muitos não acreditavam. Em meio ao impeachment do ex-presidente Peres, trocas de gestões, salários atrasados, infecções por Covid-19 e até morte na família por essa doença, o treinador não deixou a peteca cair e levou o alvinegro até a final da Libertadores.

Não podemos ser egoístas e falar que ele foi um péssimo treinador, principalmente nessa gestão, mas os números deixam claro que o rendimento do time nas mãos dele não é o melhor.

O aproveitamento do Santos em suas três gestões chega a 45,88%. Foram 85 jogos, sendo 30 vitórias, 27 empates, 22 derrotas e nenhum título. Para um time que precisa deixar de lado o derrotismo e voltar a ganhar títulos, Cuca não cabe mais no orçamento, e não é só do financeiro que eu estou falando.

Esse com certeza será o maior desafio do peixe nos próximos dias. Encontrar um técnico que tenha visão de jogo e de jogadores, principalmente com a venda de grandes nomes. A base é a maior ferramenta do clube e ela precisa ser aproveitada. Mas quem será que está preparado para encarar esses obstáculos e levar o Santos até o topo do pódio?

1 Comment

1 Comment

  1. Marcos A. Requejo

    15 de fevereiro de 2021 at 20:17

    Gostei, achei perfeita a sua análise, mostrou bastante conhecimento do Santos atual, teve uma visão bem ampla do seu futebol e da situação financeira que o Clube atravessa.
    Parabéns.

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo