Colunas

Musashi Mizushima: o jogador que inspirou a criação de Tsubasa Ozora

O mangá Capitão Tsubasa, escrito pelo mangaká Yōichi Takahashi, apareceu pela primeira vez na Weekly Shōnen Jump em 13 de abril de 1981. A obra que narra as aventuras do garoto Tsubasa Ozora em busca de seu sonho de se tornar um jogador de futebol é um fenômeno mundial, sendo considerada por muitos o mangá de futebol mais famoso da história.

 

Surfando no sucesso do mangá, diversos jogos eletrônicos, brinquedos e animes foram lançados. No Brasil, a obra ficou conhecida como Super Campeões, e Tsubasa ficou conhecido como Oliver Tsubasa em algumas dublagens.

 

Capitão Tsubasa é um dos mangás e animes de esporte mais famosos. (Foto: Internet / Reprodução)

 

Porém, você sabia que o jogador que inspirou o personagem Tsubasa Oozora já atuou pelo Santos? Pois é.

 

O ex-atleta japonês Musashi Mizushima nasceu em 10 de setembro de 1964, na cidade de Tóquio. Desde muito pequeno, sempre teve uma grande paixão por futebol, atuando em equipes escolares. Em 1974, o Rei Pelé se encontrava no Japão acompanhando algumas partidas, e ali conheceu o jovem Musashi, que demonstrava uma habilidade muita acima dos outros garotos. O maior jogador de todos os tempos aconselhou a família do jovem jogador a levá-lo ao Brasil, onde teria mais oportunidades de se tornar jogador profissional.

 

No seguinte, após Musashi se mudar para o Brasil acompanhado de sua irmã, Rei tentou trazer o garoto para as categorias de base do Santos, porém a diretoria da época recusou. O irmão de Pelé, Zoca, acabou levando o jogador para o rival São Paulo.

 

No Japão, o jovem jogador recebeu destaque da mídia, pois era incomum um jogador japonês atuar fora do país, ainda mais em um grande clube brasileiro. E daí veio a inspiração do autor Yōichi para a criação do personagem Tsubasa Ozora, que também foi descoberto pelo antigo camisa 10 da Seleção Brasileira, destacou-se em campeonatos escolares no Japão e posteriormente rumou ao Brasil para jogar no São Paulo.

 

Musashi Mizushima é a real inspiração para o personagem Tsubasa Ozora. (Foto: Internet / Reprodução)

 

Voltando a falar do Tsubasa da vida real, após vários anos nas categorias de base do São Paulo, estreou profissionalmente em 1985. Contudo, nos anos seguintes o jogador rodou por várias equipes, dentre elas o Santos na temporada de 1988.

 

Pelo Peixe, Musashi disputou apenas duas partidas em 1988. (Foto: Lance!)

 

Pelo Alvinegro Praiano, o atleta disputou apenas duas partidas, com pouco destaque, retornando ao São Paulo no ano seguinte. Porém, entrou para a história como um dos poucos atletas asiáticos a vestirem a camisa do Santos.

 

Após deixar o clube do Morumbi, o Musashi rumou ao Kashiwa Reysol. Por fim, encerrou sua carreira aos 28 anos, no Yokohama Flügels.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo