Colunas

O manto do ataque dos 100 gols

Os anos 20 para o SANTOS FC foram anos de buscar uma solidificação do clube dentro do cenário do futebol paulista. Éramos a maior força do futebol de Santos, conquistando títulos do Campeonato Santista, o que credenciava o clube a disputa da Liga Paulista, além disso, tínhamos um estádio próprio inaugurado em 1916, o estádio da Vila Belmiro que ainda não se chamava Urbano Caldeira.

Quando dizem algo sobre o DNA do SANTOS FC, dizem sempre a mesma história, de jogar pra frente, time de muitos gols e tudo isso teve seu início aqui na década de 1920.

Batemos na trave nos estaduais de 1927, 1928 e 1929 ficando com o vice campeonato, além de 3x ficando em 4º lugar nos anos de 1924, 1925 e 1926.

Mesmo sem o título em 1927, o SANTOS FC ficou marcado por atingir a marca de 100 gols no estadual. A linha de frente composta por Omar, Camarão, Feitiço, Araken e Evangelista ficou marcada na história do clube como o ATAQUE DOS 100 GOLS.

A maior novidade para essa época foi o uso do uniforme inteiro branco com uma faixa preta na altura da cintura, era um tecido que os jogadores faziam uma espécie de cinto. Lembrando que, por ser na década de 20, os shorts da época eram sociais e tinham passadores iguais as calças, o que permitia amarrar esse tecido e tornar o modelo marcante na história do clube.

Time de 1927

Foto retirada do acervo digital do SANTOS FC https://www.santosfc.com.br/wp-content/uploads/2018/06/1927-1.jpg

 

O SANTOS, a fim de divulgar o memorial das conquistas do clube, lançou alguns modelos retrôs em parceria com a umbro e um deles foi em alusão aos times da década de 1920, onde podemos destacar o ano 1920 bordado e o selo do memorial das conquistas na barra da frente da camisa. Outro ponto é que afim de não descaracterizar tanto da imagem atual do clube, o SANTOS optou por usar na camisa o escudo atual e não o da época.

Arquivo pessoal

       

Continuem nos acompanhando que o próximo post tem nosso primeiro grito de “É Campeão” e novas curiosidades sobre os uniformes do clube.

1 Comment

1 Comment

  1. Thaisa Ribeiro

    20 de fevereiro de 2021 at 15:01

    Que daora

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo