Colunas

1978 – O surgimento dos Meninos da Vila

O time de 78 marcou época para todos os santistas - Foto: Acervo Santista

Hoje vamos falar um pouco sobre uma camisa que fez parte de um ano muito especial para todos os santistas: 1978.

Depois da saída de Pelé e dos grandes medalhões do time principal (com exceção do Clodoaldo), o Santos começou uma grande reestruturação por volta de 1975.

Chico Formiga, então técnico naquela época, promoveu diversos garotos da base santista e, graças a ele, o termo “Meninos da Vila” ganhou fama. Muitas pessoas não sabem, mas Formiga foi o principal responsável para este apelido ganhar força, principalmente junto à imprensa. Na maioria das entrevistas que concedia, Formiga se referia ao time como “Meus Meninos”, que rapidamente viraram os “Meninos da Vila”.

Aílton Lira, João Paulo, Juary, Nilton Batata, Pita, entre outros, foram os grandes destaques da equipe que conquistou o Campeonato Paulista daquele ano, diga-se de passagem, um dos campeonatos mais longos da história com 56 jogos, três turnos e uma final diante do São Paulo já no ano de 1979. Na ocasião, Juary ainda foi o artilheiro da competição com 29 gols marcados.

Foto: Acervo Santista

Consegui essa camisa usada na temporada de 1978 em um estado regular de conservação. A camisa tem o número 15 e infelizmente não sei quem a usou, mesmo porquê naquela época a numeração não era fixa, e por ser uma camisa de numeração alta, provavelmente foi usada por algum jogador reserva.

Foto: Acervo Pessoal

Foto: Acervo Pessoal

A camisa tem etiqueta da Dellerba, mas não existe nenhum logo externo da marca que distribuía material esportivo. É uma camisa que traz muita história, principalmente por ser uma camisa usada em uma temporada de renascimento santista, que resgatou o orgulho dos torcedores que estavam carentes de grandes ídolos e títulos.

Uma camisa que fez história e faz parte da história dos primeiros “Meninos da Vila”

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo