Futebol

Holan define propostas de jogo e auxílio da tecnologia no Santos: “Ajuda a tomar decisões”

Apresentado nesta segunda-feira, o técnico Ariel Holan exaltou e destacou a importância do uso da tecnologia em seu método de treinamento. No Santos não será diferente. Durante a entrevista coletiva virtual, o argentino de 60 anos citou o auxílio de drone, análise de vídeo e GPS como formas de melhorar a performance de um atleta.

Com pouco tempo para treinamentos, Holan ainda não deve assumir o Santos contra a Ferroviária, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, às 17h, pela segunda rodada do Campeonato Paulista. O comando da equipe seguirá com Marcelo Fernandes.

“A tecnologia não assegura resultado, mas ajuda a tomar decisões, diminuindo a margem de erro. E também ajuda no entendimento dos atletas. Na área física, GPS ajuda no controle de volume e intensidade do produzido pelos jogadores nas partidas e nos treinos. Nas análises por vídeo, eu gostei muito de implementar o drone. Ver de cima é melhor. E para treinadores e jogadores, é importante ver pela imagem como se pode melhorar o jogo. Desse ponto de vista, essa ferramenta é recurso importante. Os softwares de análise ajudam a armazenar a informação. É bom analisar e tê-las rapidamente para tirar estatísticas. Bigdata é importante para desenvolvimento, para tomar decisões por tendências de resultados numéricos. Desde esse ponto de vista, são alguns recursos a serem utilizados para melhorar a equipe. E do ponto de vista médico, tecnologias avançadas para ajudar na recuperação de jogadores entre partidas. Questões importantes para levar adiante um projeto. Não nos garante ganhar, mas nos ajuda a tomar decisões melhores. É o lugar que a tecnologia ocupa no nosso processo de treinamento e jogos”, falou o argentino.

>Veja mais notícias do Santos clicando aqui

Holan também já definiu suas propostas de jogo durante a temporada. E ela se assemelha com o DNA do clube, sempre pedido pelo torcedor santista.

“Nosso sistema de jogo, quero deixar claro. Sistema é a relação entre os jogadores dentro do campo. Quero que o time tenha passe e recepção, com bola dominada para buscar entrelinhas. Equipe profunda e com mentalidade para buscar a trave do rival. Tratar de ter a bola no pé e crescer no campo rival nessa relação entre passe e domínio. É a forma que o clube sente o futebol. E a forma que eu sinto”, comentou Holan, antes de falar sobre sua conversa com o presidente Andres Rueda, no último domingo, quando visitou a Vila Belmiro e pisou no gramado do estádio.

“A conversa que tenho foi aquela que estávamos tendo. Estou muito feliz, porque quero sinceridade, transparência e honestidade, para construir tudo. É a confiança, ela é sentimental. Tenho empatia desde o primeiro dia, me mostrou tudo, como podia fazer as coisas aqui. Estou totalmente de acordo com isso. Achei a cidade belíssima, mas vi pouco porque estamos trabalhando muito (risos)”, acrescentou.

Holan quase foi técnico do Santos em 2019, mas o clube fechou com Jorge Sampaoli. O novo treinador terá vínculo com o Santos até fim de 2023.

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Rueda destaca "transparência total" com Holan e promete Santos forte no mercado em breve | Meu Peixão

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo