A rotina de idas e vindas de jogadores em um grande clube de futebol é alucinante. Muitos jogadores chegam e vão embora, e no Santos não é diferente. Alguns se destacam e se tornam peça chave da equipe, desde jogadores contratados como os que vieram da base. Pensando nisso, o Meu Peixão lista seis jogadores que tiveram boa fase com a camisa do Peixe, mas que não conseguiram repetir o bom futebol quando saíram.
Vitor Bueno
Jogou no Santos entre 2015 e 2019, vindo do Botafogo-SP, até ser emprestado ao Dínamo de Kiev (Ucrânia) e depois se transferir em definitivo para o São Paulo.
Teve seu auge com a camisa do Peixe em 2016, quando se tornou titular absoluto, foi um dos melhores jogadores daquela temporada e conquistou o Campeonato Paulista daquele ano. No meio de 2017, o meio-campo rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito, e desde então, nunca mais foi o mesmo. No São Paulo, Vitor Bueno alterna entre bons e maus jogos, mas nunca conseguiu repetir as boas atuações e se tornar titular absoluto da equipe paulista.
Gustavo Henrique
Um dos pilares da zaga santista nos últimos anos, Gustavo foi considerado um dos melhores do Brasil na sua posição. Bicampeão Paulista pelo Santos (2015 e 2016), Gustavo sempre teve boas atuações, desde as categorias de base, se tornou titular do Peixe em 2015 e seguiu, mesmo após a lesão de ligamento cruzado em 2016.
No final de 2019, o zagueiro não renovou seu contrato com o Santos e assinou com o Flamengo. Desde quando chegou à Gávea, Gustavo Henrique foi muito contestado pela torcida do time carioca e se tornou reserva, perdendo posição, inclusive, para o volante Willian Arão.
Vanderlei
Dono da meta santista entre 2015 e início de 2019, Vanderlei é considerado por muitos torcedores como um dos melhores goleiros do Santos, e do Brasil, nos últimos anos. Vandeco (apelido dado por torcedores) veio contratado do Coritiba e é recordado por grandes atuações, salvando o Peixe em diversas ocasiões. Um dos lances mais memoráveis, foi a defesa de pênalti que Vanderlei fez contra o Independiente, na Libertadores de 2018.
De cotado para ir à Copa do Mundo de 2018, Vanderlei amargou a reserva no time do Grêmio, e viu o contestável goleiro Paulo Victor ser o titular na decisão da Copa do Brasil. O ex-camisa 1 do Santos, recentemente, foi contratado pelo Vasco para a disputa da série B.
Zeca
Um lateral-direito que fez sucesso jogando justamente no lado esquerdo, Zeca jogou no Santos de 2015 até 2017 e era titular incontestável da lateral-esquerda. Em 2017, o time e o lateral caíram de rendimento, e ele foi um dos alvos de protestos da torcida. Em um desses protestos, Zeca disse que sofreu ameaça de torcedores e pediu para ser afastado do clube. Desde então, a carreira do lateral foi “por água abaixo”.
Zeca tentou forçar uma transferência para o rival Corinthians, que no fim não ocorreu, e depois foi contratado pelo Internacional, chegando com status de titular. No Inter, não conseguiu se firmar e foi emprestado ao Bahia em 2020. Nessa temporada, é reforço do Vasco para a disputa da Série B, onde reencontrou Vanderlei.
Marquinhos Gabriel
Dos listados, foi o que teve passagem mais curta pelo Santos, jogou apenas um ano (2015) mas foi o suficiente para ser um dos destaques da reta final da temporada e deixar saudade no torcedor.
Marquinhos veio por empréstimo do Al-Nassr, da Arábia Saudita, e até chegou a negociar uma transferência em definitivo, mas acabou indo para o Corinthians no ano seguinte. Desde 2016, o ponta passou pelo time da capital, Al-Nasr, do Emirados Árabes, Cruzeiro e Athlético Paranaense, mas nunca conseguiu repetir as boas atuações que teve com a camisa santista. Também foi um dos contratados pelo Vasco para a disputa da Série B.
Lucas Lima
Talvez seja o que teve um auge maior, brilhou com a camisa 20 (usou a 10 quando Gabriel Barbosa saiu) entre 2014 e 2017, vindo do Internacional após boa temporada por empréstimo no Sport, mas seu melhor momento foi nas temporadas de 2015 e 2016, sendo, inclusive, convocado para a Seleção Brasileira para a disputa de amistosos e da Copa América.
Lucas Lima sempre esteve envolvido em polêmicas dentro e fora de campo, principalmente provocando os rivais. Em 2017, resolveu não renovar com o Santos e se transferiu de graça para o Palmeiras. No time da capital, chegou com status de estrela e principal jogador do meio de campo, mas logo perdeu a titularidade e hoje é mais uma peça no vasto elenco do técnico Abel Ferreira, sem conseguir reproduzir o alto nível apresentado pelo Peixe e que lhe rendeu, inclusive, rumores de uma ida ao Barcelona.
Lembrou de mais algum jogador que aconteceu o mesmo? Deixe nos comentários!
Ademir Peteira Nogueira
17 de maio de 2021 at 10:32
Alemão, Renatinho, Neilton etc, etc.
Virou as costas pro peixe, cai em desgraça