Futebol

Qual a expectativa do Santos para o Campeonato Brasileiro? Santos se manteve entre os dez primeiros colocados nas últimas edições da competição

Hoje é dia de estreia do Santos na edição de 2021 do Campeonato Brasileiro. O peixe busca fazer uma boa campanha na competição que não vence há 16 anos. O último título conquistado foi em 2004 na segunda edição em pontos corridos.

A temporada atual não começou boa para o Alvinegro que, no campeonato estadual, jogou a última rodada correndo risco de ser rebaixado para a série A2 e na Libertadores caiu ainda na primeira fase, algo que não acontecia desde 1984 com o clube.

A torcida anda desconfiada sobre o que o Santos pode fazer na competição nacional e não sabe se a equipe conseguirá realizar uma boa campanha, mas e nos últimos dez anos, como o peixe se saiu no Brasileirão?

De 2011 até 2020 o Santos sempre se manteve entre os dez primeiros colocados do campeonato Brasileiro. Em 2011 o Santos conseguiu vencer o tri campeonato da Libertadores e teve uma participação mediana no Brasileirão e terminou a competição em décimo com 53 pontos. No ano seguinte, 2012, o peixe obteve a mesma pontuação que na edição anterior, porém dessa vez a colocação foi o oitavo lugar.

No ano da saída de Neymar, em 2013, o Santos reformulou o elenco, boa parte dos jogadores que conquistaram muitos títulos já haviam saído e o Santos fez um Brasileirão onde terminou na sétima colocação com 57 pontos conquistados. A equipe chegou a brigar por vaga na libertadores, mas no final o desempenho caiu e terminou sem a competição continental.

O ano de 2014 também foi mediano para a equipe de Vila Belmiro que voltou a conquistar 53 pontos e terminou na nona colocação do certame nacional. 2015 foi um ano bom para o Peixe que conquistou o campeonato paulista e foi vice da Copa do Brasil, mas no Brasileirão novamente a vaga para a Libertadores não veio. O Santos até lutou, mas terminou em sétimo com 58 pontos.

O ano que começou a mudar as coisas foi 2016. No primeiro semestre o título paulista contra o Audax e muita expectativa por uma campanha boa que, de fato, aconteceu no Brasileiro. O Santos terminou em segundo naquele ano com 71 pontos conquistados e a vaga para disputar a Libertadores, campeonato que Alvinegro não jogava desde 2012.

No ano seguinte, 2017, a campanha também foi boa no Brasileirão. Na terceira colocação com 63 pontos e novamente classificação para a Libertadores, o Santos se manteve bem posicionado. Já em 2018 a campanha voltou ser mediana e o Santos teve sua menor pontuação nos últimos dez anos. Foram somente 50 pontos conquistados e um décimo lugar onde deixou a equipe com vaga na copa Sul-Americana.

Há dois anos atrás, (2019), o Santos voltou a fazer um belíssimo brasileirão e obteve 74 pontos ficando na segunda colocação. Foi a melhor pontuação de um vice-campeão na história do campeonato Brasileiro desde que a competição passou a ser disputada com 20 times. A equipe tinha Sampaoli no comando e contava com Soteldo, Carlos Sanchez, Jorge e Marinho que chegou no meio daquela temporada.

Já na última edição do campeonato Brasileiro o Santos não foi muito bem. A equipe que conseguiu chegar até a final da Libertadores ficou apenas com o oitavo lugar e, mesmo assim, conseguiu uma vaga para disputar a fase que antecede a de grupos da Libertadores da América. A pontual foi de 54 pontos.

Agora o elenco de Fernando Diniz tem o desafio que será dado o ponta pé inicial hoje em Salvador contra o Bahia. A pergunta que fica é: O que esperar do Santos no Campeonato Brasileiro de 2021?

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo