Futebol

De Nikão a auxiliar de Jesualdo: contra o Athletico, Santos reencontra velhos conhecidos dentro e fora das quatro linhas

Quando pisar no gramado da Vila Belmiro nesta terça-feira (06), às 19h30, o Santos defenderá um tabu histórico. Contra o Athletico Paranaense, vice-líder do Campeonato Brasileiro, o Peixe só perdeu no Estádio Urbano Caldeira uma vez em toda história do duelo.

Do lado adversário, o Peixe reencontrará velhos conhecidos dentro e fora das quatro linhas.

Confira abaixo quem são eles:

NIKÃO

Foto: Reprodução/GloboEsporte.com

Nome de destaque do Athletico Paranaense desde que chegou ao clube, em 2015, Nikão passou pela base do Santos de 2009 a 2010, antes de ser revelado pelo Atlético Mineiro.

Depois de rodar por diversos clubes, o meio-campo se firmou no Athletico Paranaense, pelo qual já coleciona 276 jogos, 41 gols e cinco títulos, entre eles a Copa Sul-Americana 2018 e a Copa do Brasil 2019.

LÉO CITTADINI

Foto: Divulgação/Santos FC

O meio-campista teve passagem pelo Santos entre os anos de 2013 e 2018, com 75 partidas disputadas e dois gols marcados.

No final de 2018, com o fim de seu contrato com o Peixe, acertou com o Athletico Paranaense, onde já atuou em 101 partidas e marcou 14 gols, além de ter conquistado a Copa do Brasil e dois Campeonatos Paranaenses.

ANTÓNIO OLIVEIRA

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Treinador responsável por liderar o Athletico Paranaense no melhor início de Campeonato Brasileiro de sua história,  o luso António Oliveira talvez seja dos menos conhecidos pelos torcedores alvinegros.

Quando passou pelo clube, no primeiro semestre de 2020, foi auxiliar-técnico do português Jesualdo Ferreira. Em outubro de 2020, foi contratado para ser auxiliar técnico de Paulo Autuori, que acumulava a função de diretor e treinador. Após o Brasileirão, assumiu o time de aspirantes, mas em março foi promovido ao cargo de técnico do time principal.

WILLIAM THOMAS

Foto: Ivan Storti/Santos FC

O gerente executivo de futebol do Athletico Paranaense está na sua segunda passagem pelo Furacão. Entre as duas, colocou o Santos no currículo, como diretor técnico de futebol. Ficou no clube alvinegro de agosto de 2019 a agosto de 2020 e saiu após não concordar com decisões, como a demissão do português Jesualdo Ferreira, do então presidente José Carlos Peres.

Menos de um mês depois, retornou ao seu cargo no Athletico, que lhe deu notoriedade nacional após a bem-sucedida primeira passagem pelo clube, entre 2013 e 2018.

PAULO AUTUORI

Foto: Divulgação/Santos FC

Autuori já foi técnico do Santos entre 1999 e 2000, mas sua passagem mais recente foi como superintendente de futebol, cargo que ocupou de julho a novembro de 2019. Foi mais um que saiu por divergir da conduta da diretoria à frente do Peixe, comandada por José Carlos Peres.

No Athletico Paranaense, teve passagem de sucesso como treinador entre 2016 e 2017 e como dirigente em 2017. Retornou ao Furacão em outubro de 2020 para ser diretor de futebol e acumulou a função de treinador da equipe até o final da temporada, em fevereiro de 2021.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo