Futebol

Santos solta nota oficial para esclarecer situação de Doyen e Luan Peres

Após muito “mistério”, o Santos finalmente se pronunciou sobre a venda do zagueiro Luan Peres para o Olympique de Marseille, da França. O clube esclareceu, como divulgado inicialmente pelo Diário do Peixe, que, com as contas bloqueadas por uma dívida na casa dos 15 milhões de euros (cerca de 90 milhões de reais) com a Doyen (que emprestou dinheiro ao clube para trazer Leandro Damião),  para sacramentar o negócio de Luan Peres e não ter o dinheiro bloqueado, o Santos precisava ter acordo com a empresa.

Agora, o Santos anuncia o acordo, com uma redução no valor da dívida de cerca de 45%, o que daria por volta de 6,75 milhões de euros (aproximadamente 40 milhões de reais). Parte do dinheiro recebido da venda de Luan Peres, foi para pagar uma parte do acordo com a Doyen, enquanto o restante será pago até dezembro de 2023, último mês da gestão de Andres Rueda.

O Olympique de Marseille, da França, anunciou na quarta-feira (14) a contratação de Luan Peres, que vestirá a camisa 14 na França.

Os valores da transação não foram divulgados. De acordo com Ricardo Martins, da TNT Sports, o clube francês pagará 5 milhões de euros (30,7 milhões de reais), pelos 70% dos direitos econômicos ao qual o Peixe tem direito.

O defensor foi um pedido do técnico argentino Jorge Sampaoli, com quem trabalhou no Santos em 2019 e hoje comanda a equipe francesa na beira dos gramados. O treinador também levou Gerson, do Flamengo, para trabalhar com ele em Marseille.

Confira abaixo a nota oficial do Santos:

O Santos Futebol Clube tem duas importantes notícias para a sua torcida neste sábado, 17 de julho de 2021. Dois assuntos totalmente relacionados e que demoraram um pouco a mais para serem divulgados, por se tratarem de uma “operação casada” e o Clube teve cautela até que tudo estivesse formalizado.

A primeira é que o Clube fez um acordo com a Doyen, o problema financeiro mais crítico do Santos FC na última década. Contraída em dezembro de 2013, para a chegada de Leandro Damião, a dívida passou os últimos sete anos e meio trazendo dor de cabeça aos santistas e enorme prejuízo financeiro ao Clube.

A última parcela – de 5 milhões de euros – deveria ter sido paga em setembro de 2019, mas o não cumprimento pelo Clube reabriu uma discussão judicial. Dos 15 milhões de euros pleiteados pela empresa na Justiça, tivemos uma redução de cerca de 45% desse valor a ser quitado. Pelo acordo, o Santos fará o pagamento até dezembro de 2023, ou seja, durante a atual gestão.

Desde janeiro, o Santos FC vinha sofrendo bloqueios diários em suas contas devido à dívida com a Doyen. Durante algumas semanas de fevereiro e março, não entrou um só real no Clube, até que foi obtida uma liminar liberando 15% e, posteriormente, 85% das receitas ordinárias, mas mantendo as receitas extraordinárias, como venda de atletas, totalmente bloqueadas. Com isso, o Santos FC sofreu, a cada mês, para honrar a folha salarial e os demais pagamentos no Clube.

“Como se sabe, as receitas ordinárias do Clube ainda não estão à altura das despesas. E ainda temos uma série de dívidas a serem pagas. Dos dez grandes problemas financeiros, nove estão com acordos fechados agora. Vamos honrar esses pagamentos para garantir a reorganização financeira de nossa instituição”, afirmou o presidente do Santos FC, Andres Rueda.

A outra notícia do dia é que esse acordo só foi alcançado usando parte do dinheiro da venda do zagueiro Luan Peres para o Olympique de Marseille, da França. Para que o Santos FC aceitasse vender o atleta, o Club Brugge abriu mão de uma porcentagem da venda e o empresário de Luan também não receberá o restante da comissão devida pela contratação do jogador ao Santos FC, em janeiro de 2021. Além disso, vale ressaltar que o valor da venda é superior ao realizado no início deste ano.

“Sabíamos que 2021 seria um ano que doeria na carne do santista. É muito doloroso anunciar que perderemos Luan, o zagueiro que foi a primeira contratação da nossa gestão. Confiamos muito em seu futebol, mas, infelizmente, neste momento, foi a solução encontrada. Mesmo com todas as dificuldades, estamos conseguindo honrar os compromissos de curto prazo, como salários, direitos de imagem, todos em dia, além de impostos e acordos diversos”, completou Rueda.

Ao todo, foram exatos 90 jogos pelo Santos FC, sendo 87 como titular. Obrigado pela sua entrega dentro de campo e boa sorte em sua nova empreitada no futebol, Luan Peres.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo