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Executivo de Marketing da SumUp comenta parceria com o Santos: “No primeiro dia conquistamos mais de 10 mil seguidores santistas”

Cheguei, rapaziada!

E como vocês já sabem eu gosto de valorizar quem valoriza o nosso Santos. Por isso, troquei ideia com o Eduardo Noronha, Executivo de Marketing da SumUp, nossa patrocinadora Máster. Super atencioso, Eduardo me contou o motivo que fez a SumUp escolher o Santos, apontou os objetivos já alcançados e antecipou que vem muita coisa boa nessa parceria com o Peixão.

Por quê o Santos?

É verdade que hoje, administrativamente, nosso Santos está em evolução. Mas no momento do anúncio da parceria com a SumUp  vivíamos dias de incertezas no clube. Por isso, perguntei: Durante as negociações o que fez a SumUp aceitar e acreditar neste projeto?

“A palavra-chave aqui está citada no contexto da pergunta: evolução. O time vinha de dois anos sem estampar um patrocínio máster, enquanto a empresa procurava uma plataforma que garantisse visibilidade para uma marca que cresce muito no Brasil e precisava demonstrar que está, literalmente, entrando em campo com tudo. Havia uma conversão nesses caminhos e aí entrou um critério de peso: o tamanho da torcida e sua proximidade com a rotina do clube (e de quem o patrocina) e sua presença digital – especialmente em um período em que esse apoio ainda não pode ser demonstrado em campo.”

Vem coisa boa por aí…

Confesso, o que me despertou a curiosidade neste bate-papo foi a ação realizada na partida contra o Atlético Mineiro. Para quem não lembra, o Santos e a SumUp, enalteceram o direito a diversidade e levaram à campo a campanha #SuaBandeiraéBemvinda. Eu particularmente gostei muito e ansioso por novas ações, perguntei: O torcedor Santista pode esperar mais ativações como essa?

“Sem dúvidas. Nossa intenção não é ser o estilo de patrocinador que está presente apenas com a logo na camisa e fica satisfeito com a exposição de marca. Não por acaso fizemos questão de patrocinar não apenas o time masculino, mas também as Sereias da Vila e as categorias de base. Nosso trabalho sempre vai observar duas coisas: a primeira delas será sempre como podemos nos inserir da forma mais próxima e orgânica possível na convivência que o torcedor santista possui com o time, fazer parte dessa relação de forma construtiva para todos. E a segunda é aproveitar a grande plataforma que uma equipe da Serie A possui, com sua torcida engajada, para levantar discussões que sejam consideradas pautas relevantes para a marca (sempre em parceria com o time, vale lembrar) e para a sociedade como um todo.”

 

Santos e SumUp

Kaio Jorge e Jean Mota na partida contra o Atlético Mineiro (Foto: Reprodução Twitter Oficial do Santos FC)

“Ganha-Ganha”

Para encerrar o papo, meu lado Profissional de Marketing entrou em ação. É obvio, que ao investir no Santos a SumUp também tem interesses comerciais e institucionais. Por isso, perguntei: Mesmo com poucos meses de patrocínio já é possível notar um retorno positivo?

“Nossa filosofia na Sumup é de encarar todos os nossos projetos como passíveis de evolução constante. Patrocinando um time de futebol, que duas vezes por semana atrai uma atenção gigantesca do público, essa tarefa fica mais desafiadora (e divertida). O principal ponto onde os resultados já são visíveis, como não poderia deixar de ser, é a presença digital da marca, que hoje conta com milhares de santistas em sua base de seguidores. É nas redes, inclusive, que conseguimos medir o sucesso de outras iniciativas: a camisa especial para a ação #SuaBandeiraÉBemVinda, por exemplo, recebeu vários pedidos para que fosse colocada à venda, o que aconteceu no dia seguinte na loja da Vila Belmiro. Outro projeto que está tendo uma performance maravilhosa é o Maquininha Santástica: fizemos um lote especial de maquininhas personalizadas para o torcedor santista, que foi disponibilizado para venda via um formulário em nossas redes sociais. A adesão foi grande, e um segundo lote já está preparado. Saindo um pouco do mundo digital, o torcedor que está em Santos já deve ter percebido que a marca pretende não abraçar somente o time, mas também a cidade: temos uma campanha por lá, e também uma força de venda exclusiva pronta para atender os comerciantes santistas com promoções, então é bom ficar atento!”

Noronha ainda completa apontando a importância do engajamento da torcida santista nesta parceria:
“Como contei acima, quando anunciamos o patrocínio ao Peixe, a recepção da torcida foi incrível: recebemos mensagens de apoio e agradecimento em literalmente todas as nossas redes sociais (até no Reclame Aqui, por mais contraditório que seja!). No Twitter, no primeiro dia conquistamos mais de 10 mil seguidores santistas, o que provocou uma mudança na nossa estratégia para a rede: hoje a marca acompanha todos os jogos, comenta na plataforma, interage com o time e a torcida e de vez em quando até solta uma corneta. Então fica o convite para interagirmos por lá!”

 

Pra cima deles, rapaziada!

Eduardo, agradeço seu tempo e sua atenção. As portas do Portal Meu Peixão estão abertas para quando quiser voltar.

Publicitário e Santista sobrevivente da década de 90.

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