Futebol

Especialista em sistemas defensivos e campeão brasileiro. Conheça Fabio Carille, novo treinador do Santos

O Santos anunciou oficialmente seu novo treinador. Fabio Carille assume a equipe da baixada santista. O treinador é bastante conhecido em São Paulo por conta das suas duas passagens pelo rival do peixe, Corinthians.

A característica que mais marcou a carreira do técnico até aqui foi saber montar ótimos sistemas defensivos, mas será que é só isso? O que mais o Carille pode apresentar? Como foi sua carreira até o momento? Nós, do Portal Meu Peixão, falamos um pouco mais sobre Fabio Carille.

CARREIRA COMO JOGADOR DE FUTEBOL

 

Foto: Reprodução/@alemdofutoficial

Fábio Luiz Carille de Araújo nasceu em São Paulo no dia 26 de Setembro de 1973. Aos 12 anos, Carille se mudou para Sertãozinho, cidade do interior de São Paulo e por lá começou sua carreira de jogador de futebol, aos 18 anos defendendo a equipe que leva o mesmo nome da cidade, o Sertãozinho Futebol Clube.

Após sair do Sertãozinho em 1993, Fabio Carille se transferiu para o XV de Jaú, e posteriormente defendeu a Portuguesa, o Iraty, o Coritiba e o Paraná Clube. Em 1997, foi emprestado ao Corinthians, onde jogou até 1999, porém, só entrou em campo em três oportunidades, nas derrotas para o Santos (1997), para o Cruzeiro (1997) e para o Botafogo (1999), de acordo com o Almanaque do Timão, de Celso Dario Unzelte,

Depois do Corinthians, Carille jogou pelo Santa Cruz, pelo XV de Piracicaba, pelo Santos André, pelo CRB, pelo Juventus, pelo Botafogo, pelo Paraná Clube, pelo Guangzhou (China), pelo Gama, pelo Monte Azul, pelo Ulbra e pelo Barueri, onde encerrou a carreira em 2007.

CARREIRA COMO TREINADOR DE FUTEBOL



Após pendurar as chuteiras em 2007, Fábio já começou a trabalhar como auxiliar-técnico no Barueri, clube que esteve como jogador pela última vez na carreira. Por lá ficou até 2009 quando foi contratado pelo Corinthians a pedido do então treinador Mano Menezes.

No Corinthians, Carille foi auxiliar de Mano Menezes, Adilson Batista, Tite, Cristóvão Borges e Oswaldo de Oliveira. A primeira vez que assumiu o comando técnico interinamente foi em 2010, após Mano Menezes ser contratado pela CBF para comandar a seleção brasileira.

Desde que Adilson Batista assumiu o Corinthians até 2016, quando Cristóvão Borges foi demitido, Carille não assumiu mais o time de forma interina. Em 2016 teve outra oportunidade de assumir provisoriamente, mas por pouco tempo, pois a diretoria corintiana trouxe Oswaldo de Oliveira.

No dia 22 de dezembro de 2016 a história mudou. A diretoria do Corinthians apostou em Fábio Carille e efetivou o treinador no cargo. A aposta deu certo e Carille conquistou os campeonatos paulista e brasileiro de 2017. Em 2018 o técnico foi campeão paulista novamente.

Em maio de 2018 Carille se transferiu para o Al-Wehda, da Arábia Saudita onde permaneceu até dezembro do mesmo ano. Ao sair da Arábia, o treinador voltou ao Corinthians e conquistou, pela terceira vez seguida, o campeonato paulista em 2019. Ainda no ano de 2019 a lua de mel com a torcida corintiana terminou e Carille foi demitido em novembro após perder para o Flamengo por 4 a 1 no Maracanã.

Em 2020, Carille voltou para a Arábia Saudita para treinar o Al-Ittihad, onde esteve até hoje.

CARACTERISTICAS COMO TREINADOR

Durante sua carreira, Fábio Carille ficou marcado por montar defesas sólidas e preferir jogar explorando o contra-ataque. Nos times montados pelo Técnico Tite na época em que esteve no Corinthians, Fábio Carille é quem era o responsável por treinar a defesa.

A formação tática preferida de Carille é o 4-1-4-1. A ideia de montar esse esquema é a de ter um volante que ajude a defesa na marcação, dois jogadores rápidos que jogam pelos lados para explorarem os contragolpes e um centroavante fixo para aproveitar as bolas aérea, além de segurar dois zagueiro e ajudar o time a sair.

Durante a carreira, Fábio Carille realizou 159 jogos como treinador e conseguiu os seguintes números:

75 vitórias
51 empates
33 derrotas

Uma porcentagem de 47,17% de vitórias, 32,08% de empates e 20,75% de derrotas.

Os números de Carille somente em campeonatos brasileiros são:

81 jogos
37 vitórias
56% de aproveitamento
Média de 1,21 gols feitos
Média de 0,83 gols sofridos
44% dos jogos sem sofrer gols
1 titulo conquistado

Quando o treinado vai trabalhar no mundo árabe, ele fica fora dos holofotes brasileiros e não se sabe muito como está o trabalho dele por lá.

Os números de Carille treinando o Al-Ittihad, são:

47 jogos
21 vitórias
16 empates
10 derrotas

– Nenhuma derrota em clássicos. Foram 10 jogos com 5 vitórias e 5 empates.
– Evitou a queda do time em sua primeira temporada
– Melhor campanha da liga desde 2016
– Classificado para a ACF depois de 3 anos
– Finalistas da copa dos campeões Árabes

Agora será a vez de Fábio Carille trabalhar em seu primeiro clube brasileiro além do Corinthians. A ideia da diretoria santista é fazer com que o time renda melhor, pois enxergam que a característica dos jogadores que estão no elenco encaixa mais com o que Fábio Carrile propõe.

A apresentação e assinatura do contrato ocorrerá nessa quinta-feira (9), às 11h30 no CT Rei Pelé. Carille concederá uma coletiva de imprensa. O novo técnico já comandará o treino e fará sua estreia sábado (11), às 21 horas na partida contra o Bahia, válida pela 20º rodada do campeonato brasileiro. 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo