O Santos foi derrotado pelo São Paulo no clássico dessa segunda-feira (2), no Morumbi, e novamente a arbitragem deu o que falar.
Em lance polêmico na lateral, Alisson e Marcos Leonardo disputaram a bola e o atacante do São Paulo foi o último a ter o contato, sendo assim, lateral para a equipe santista e prontamente marcado pelo bandeirinha, mas de acordo com o quarto árbitro, o atacante do Santos foi o último a encostar na bola e a arbitragem marcou o lateral para o Tricolor, sendo cobrado rápido e originando no pênalti a favor do time da casa.
O lance foi muito cobrado pelos jogadores do Santos, antes da checagem do VAR, e principalmente após o gol de pênalti de Luciano.
Outra polêmica na partida, foi de um possível pênalti a favor do Santos, onde após escanteio, o volante são paulino, Pablo Maia, agarrou e derrubou Madson na área, o que não foi sequer recomendada a revisão de Leandro Pedro Vuaden.
Na saída de campo, os jogadores santistas cercaram a arbitragem e reclamaram muito sobre as marcações, e o capitão João Paulo, em entrevista ao Premiere, disparou contra a arbitragem:
“Mais uma vez. Mais uma vez, já não é a primeira, nem a segunda. A arbitragem vem prejudicando o nosso time. A pergunta que fica é: ‘Até quando?’, ninguém faz nada. Essa é a pergunta, porque po, tudo bem, foi pênalti? A bola pegou na mão? Isso é discutível. Agora o problema é o que, o árbitro marca o lateral pro nosso time, vê o time todo saindo para cobrar o lateral, aí do nada o jogador do São Paulo pega a bola na mão e o árbitro muda o lance? Essa é nossa indignação, porque todo jogo, mais uma vez a gente vem sendo prejudicado por conta de arbitragem, aí se a gente fala alguma coisa, a gente é punido, e com eles não acontece nada, isso que é complicado. A gente trabalha a semana inteira para vir fazer um bom jogo, fazer um bom trabalho e mais uma vez eles complicam a gente cara. Tem que saber até quando vai ser essa palhaçada, porque já está virando uma palhaçada, essa é a verdade”.
Nos últimos jogos, a equipe santista vem reclamando muito das decisões de diversos árbitros. Nos primeiros quatro jogos da equipe no Brasileirão, ao menos quatro lances foram muito reclamados pela equipe.